A história da uva Chardonnay - por Reinaldo Selhorst

 

Acredita-se que os romanos foram os responsáveis por trazer a Gouais e que suas cepas foram cultivadas no leste francês junto com as uvas Pinot Blanc o que tornou seu cruzamento muito mais propenso. Com isso, em meados do século XVIll, o fruto desse cruzamento, a Chardonnay, foi reconhecida como uma nova espécie de uva e não mais como uma variedade.

 

O Terroir

 

 

Terroir é a soma dos fatores de onde o vinhedo está plantando, tais como solo, clima etc, e essa uva possui a capacidade de desenvolver características diferentes de acordo com as do local de seu cultivo.Por isso, a Chardonnay produzida na Califórnia será totalmente diferente daquela produzida na América do Sul, mesmo que ambas ainda carreguem o mesmo nome.

 

A beleza da Uva Chardonnay

 

 

Sua complexidade depende muito de seu local e do clima de produção, o que depende diretamente também da época do ano que é feita a colheita.                                 

A Uva Chardonnay é hoje a mais utilizada e produzida no mundo, por isso, você provavelmente vai sempre esbarrar em um rótulo que a contém. Assim, é importante ficar muito atento ao local de produção da uva para que não acabe levando algo com expectativas erradas.

 

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS