Uva tempranillo - por Reinaldo Selhorst

A uva Tempranillo é bastante antiga. Os estudos realizados acerca de sua história indicam que a renomada fruta vem sendo cultivada desde 1.000 a.C. na atual província espanhola de Cadiz. foram os fenícios que habitavam o oriente médio prováveis transportadores das videiras para Península Ibérica. Na Rioja, a tempranillo alcançou a sua maior expressão.

 

 

É a terceira mais plantada no mundo

Na Espanha, que é hoje o terceiro maior produtor de vinhos no mundo, atrás apenas da Itália e da França, à Tempranillo é a uva tinta que se destaca dentre as demais variedades cultivadas no país. A Tempranillo é a terceira uva para vinho mais plantada no mundo.A Espanha possui aproximadamente 600 espécies de uvas nativas.

Características da tempranillo

 

Suas vinhas são marcadas pela boa adaptação em diferentes climas e solos, mas mostra melhor expressão em climas quentes e secos, e solos arenosos ou argilo calcários. Sua principal característica é a textura envolvente, sedosa e macia,com taninos redondos.Em rótulos mais complexos a textura aveludada e a alta densidade garantem elegância aos grandes vinhos.

 

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS