A Corvina é a principal uva usada no grandioso vinho tinto Amarone della Valpolicella e no vinho Valpolicella, combinada com parcelas de uva Rondinella e casta Mollinara. Uma uva autóctone da região de Verona, é particularmente indicada à passificação processo em que as uvas são secas para perderem água e aumentar a concentração de açúcar e proporção de matéria seca.
Os Bagos da uva Corvina são de tamanho médio, ovais e de cor azulado escuro, formando cachos na forma piramidal. O seu nome,inclusive, foi conferido graças a sua cor escura. Corvina em Italiano significa corvo,a uva é escura como as penas de um corvo, A uva Corvina confere aos vinhos produzidos com a castas aromas de cerejas e um toque amendoado, além do frescor conferido por sua ótima acidez.
Maturação e Envelhecimento
Acima de tudo, os vinhos produzidos com a uva Corvina muitas vezes passam por processos de maturação em barricas de carvalho, o que adiciona camadas adicionais de sabor e aroma. Principalmente, esses vinhos são conhecidos por seu potencial de envelhecimento, melhorando com o tempo.