Nada é mais agradável do que relaxar, beber um bom vinho e escutar uma boa musica, tudo ao mesmo tempo. A atmosfera se torna mais leve, a mente relaxa, o som tem efeito tranquilizante e o vinho até parece mais gostoso. Parece? Segundo pesquisadores de vários cantos do mundo, com a musica ambiente certa, o vinho não só parece como de fato, fica mais saboroso.
Teorias
Há algum tempo o vienense Markus Bachmann vem demonstrando que a musica especialmente a clássica tem efeitos sobre o vinho durante o processo de fermentação. A teoria, conhecida como Sonor Wines, mostra que o vinho se torna mais refinado quando é fermentado ao som de compositores como Mozart, por exemplo.
Ondas sonoras
A experiência para provar a teoria não é complicada. Nos tanques de fermentação, é introduzida uma pequena caixinha de som, que reproduz a musica desejada. Nela são tocados, além de Mozart,ópera, valsa, jazz etc. Segundo a dupla, a reação entre o suco e as ondas sonoras deixa o vinho com menos açúcar e o torna mais complexo, profundo e maduro.