Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

Foto: Divulgação

MOMENTO (APROPRIADO) LÍTERO CULTURAL – PARTE I
 
96 depoimentos extraídos do livro “Qual a importância da Biblioteca para você?”. Organizador: Selmo Vasconcellos, Editora Costelas Felinas (Cláudia Brino & Vieira Vivo), São Vicente/SP, 60 páginas, 2013.
 
Coluna dedicada aos escritores Antônio Carlos Secchin e Marco Lucchesi QUAL A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA PARA VOCÊ?
 
GILBERTO MENDONÇA TELES - RIO DE JANEIRO / RJ
A minha formação de professor, primeiro de Língua Portuguesa, depois de Filologia e Lingüística e, finalmente, de Literatura e de Teoria da Literatura fez com que eu fosse ao longo dos anos selecionando e adquirindo os livros que me eram indispensáveis para o conhecimento das matérias que eu lecionava. Fui também comprando livros de poesia, de conto, romance, teatro, crítica, enfim, livros de que eu precisava e tinha prazer de ler, tanto em língua portuguesa como em línguas estrangeiras (espanhol, francês, italiano, inglês, não se falando nas traduções de obras célebres, que eu precisa conhecer).
Paralelamente, o escritor entrou em cena e, à medida que escrevia e mandava os seus livros à crítica, ia também recebendo livros dos autores, dos editores e dos amigos.Assim, desde meus dezoitos anos venho formando e organizando a minha biblioteca que conta hoje com cerca de vinte mil livros. É certo que freqüentei as bibliotecas públicas de Goiânia e foi ali que li muitos livros importante para a minha vida de escritor. No Rio de Janeiro, para pesquisar matéria de meus livros de crítica, freqüentei bastante a Biblioteca Nacional e a da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Hoje, rodeado de livros e selecionando-os para mandar a uma biblioteca da cidade onde nasci (Bela Vista de Goiás), para onde já mandei oito mil volumes, me ponho muitas vezes a pensar na importância que foram os livros e as bibliotecas em minha vida e na vida do homem brasileiro, da importância que estão sendo nos projetos literários que ainda pretendo realizar. Quando se lê sobre as bibliotecas da antiguidade, como a de Alexandria, e quando se sabe do valor de bibliotecas como a do Congresso e das universidades dos Estados Unidos, compreendemos que toda a civilização, toda a ciência e toda a cultura da modernidade têm as suas raízes no saber acumulado nas bibliotecas.
 
+REYNALDO VALINHO ALVAREZ - RIO DE JANEIRO / RJ
Prezado Selmo Vasconcellos:
As bibliotecas tiveram enorme influência sobre o menino, o adolescente e o jovem que fui, tanto na escola primária, quanto nos antigos cursos ginasial e clássico ou, mais tarde, nos ambientes universitários. Elas me revelaram mundos repletos dos mais atraentes e generosos convites para desfrutar o prazer da leitura, portas abertas para o conhecimento e a imaginação. Para resumir, basta dizer que elas me conduziram e me conduzem a viagens impossíveis de esquecer.
 
IVES GANDRA DA SILVA MARTINS - SÃO PAULO / SP
Caro Selmo:
Sem ela, não saberia o que fazer. Nem sei se seria advogado ou professor.
 
MÁRCIO CATUNDA FERREIRA GOMES - LISBOA / PORTUGAL
Caro Selmo,
grato por lembrar-se de mim na sua pesquisa.
Respondo o seguinte: Uma biblioteca é fonte de pesquisa, de inspiração e de riqueza espiritual. Cada livro é um tesouro que reúne a sabedoria que um indivíduo acumulou em sua experiência vital. Representa o trabalho do intelecto, o empenho de alguém que acredita no ideal humano e na necessidade das idéias estéticas para a saúde mental da humanidade.
Uma biblioteca é uma farmácia de remédios para o espírito.
 
ANTÔNIO CARLOS SECCHIN - RIO DE JANEIRO / RJ
Devo praticamente toda minha formação inicial às bibliotecas públicas. Recordo, com especial carinho, a Biblioteca Regional de Copacabana, onde, na década de 1960, devo ter sido o mais assíduo e entusiasmado leitor.
 
+ILDÁSIO TAVARES - SALVADOR / BA
A biblioteca é importantíssima para mim, não só como uma fonte renovável de livros, mas como uma matriz constante de consulta e de pesquisa. A biblioteca também leva o livro de forma acessível para todos e distribui e democratiza a cultura.
 
+ANIBAL BEÇA - MANAUS / AM
Meu caro Selmo:
Como operário da palavra e soldado da Causa cultural, a biblioteca é minha fonte constante de busca e pesquisa para meus escritos. Seja em prosa ou poesia. Mas, mesmo que eu não fosse um trabalhado das letras seria consequentemente um ávido leitor.
Agora mesmo, como presidente do Conselho Municipal de Cultura de Manaus, desenvolvo campanha para dotar a cidade de novos pontos de leituras e bibliotecas comunitárias. Creio, que sem a vontade da comunidade é muito mais difícil se instalar qualquer projeto nesse campo. A comunidade tem que ser co-responsável juntamente com o poder publico. Fiquei, deveras, arrepiado com a noticia de fechamento de bibliotecas em S.Paulo. É a barbárie pouco a pouco se instalando. Uma pena. Mas, para mim e outros muitos, sei, a luta continua!!!
 
ANDERSON BRAGA HORTA - BRASÍLIA / DF
Meu caro Selmo Vasconcellos,
a biblioteca é, para o escritor, meio (num sentido quase uterino) e fim. Nossos livros, como artefatos de palavras, começam nela e nela repousam. Um verdadeiro universo, borgianamente falando.
 
ASTRID CABRAL - RIO DE JANEIRO / RJ
Amigo Selmo,
a biblioteca é uma necessidade vital para todo escritor que se leva a sério, pois somos também inveterados leitores aprendendo com os mestres, nos apossando do tesouro da tradição.
Se a gente dispusesse, como nos Estados Unidos e em outros locais do primeiro mundo, de bibliotecas públicas de fácil acesso não precisaríamos de mantê-las em casa. É um recanto de muita poeira e um desafio para os alérgicos que nem eu. Mas é sempre um conforto puxar da estante, a qualquer momento, um livro de que a gente sente necessidade prática (dicionários, mapas, livros didáticos) ou de que a gente precisa para matar a saudade, conferir a memória, dirimir as dúvidas.
Sair de casa e enfrentar as burocracias institucionais é também perda de tempo, portanto, até hoje não me dispus a abrir mão da minha que anda perto dos 8.000
exemplares.
Embora a internet já ofereça uma quantidade grande de textos virtuais, e disponha de alguns dicionários no computador, sou viciada no papel. Este me dá insubstituível conforto e prazer. Só mensagens curtas consigo usufruir na tela do computador. Acho impensável ler um romance, ou um ensaio, no computador.
Penso que toquei no que me parece essencial.
 
HUGO PONTES - POÇOS DE CALDAS / MG
Claro que a biblioteca tem uma importância fundamental numa sociedade que se quer civilizada e culta.
Se a pergunta não tiver um caráter genérico, respondo que - para mim - a biblioteca tem importância pelos serviços que presta à pesquisa.
 
SALOMÃO SOUZA - BRASÍLIA / DF
Numa biblioteca estão todas as paixões e vitórias humanas. A cidade que não tem uma biblioteca deixa seus habitantes com menos possibilidades de ampliar suas paixões e suas vitórias, pois a leitura amplia a força imaginária, a resistência para a vida. A cidade que tem uma biblioteca está ao lado de todas as cidades do mundo. Ai! numa biblioteca nenhum homem está solitário!
 
MARCELO MOURÃO - RIO DE JANEIRO / RJ
Pra mim uma biblioteca é uma fonte de vida. Dela me alimento, dela tiro minha própria respiração. Ela é a fomentadora das idéias pra livros e poemas e romances que escreverei no futuro. É dela que me alimento sim e depois vou digerindo e regurgitando tudo na forma de novas letras, versos, poemas e canções. É a informação que também me salva e não só me dá sustentação. Se nunca me droguei, se nunca me matei, se nunca fiz amor sem camisinha, devo aos livros e às bibliotecas a minha proteção. Meu escudo, minha fortaleza, minha redoma de vidro, minha proteção. Como deixo a perceber por todos, livros e bibliotecas são três quartos de toda minha vida e uma das minhas maiores obsessões.
 
BÁRBARA LIA - CURITIBA / PR
A primeira Biblioteca que conheci era de vovô, um advogado que viveu no Norte do Paraná. Os livros dele e os versos que minha avó e meu
pai diziam plantaram em mim a semente da poesia. Em Curitiba eu me sinto em casa na Biblioteca Pública, e fico triste só ao pensar que em muitas cidades e vilas não existem livros. Por mais que a Internet seja um advento importante, só o livro enfeitiça e ainda me rapta para lugares que preciso conhecer, palavras que preciso ouvir para seguir sendo poeta e sendo gente.
 
SALGADO MARANHÃO - RIO DE JANEIRO, RJ
Para mim, meu caro Selmo, foi uma libertação na minha vida. sem a Biblioteca Anìzio Brito, em Teresina, eu não seria o mesmo. Abração
 
MANO MELO - RIO DE JANEIRO / RJ
Biblioteca particular é saber que você está com maior amigos em casa. Uns mais próximos, outros nem tanto. E cada um deles tem muita coisa pra lhe dizer. Biblioteca Pública é estender esta amizade, abrir o conhecimento para todos
 
CHRIS HERRMANN - ALEMANHA
Olá Selmo.
A Biblioteca é o mais importante acervo cultural de um povo. É preciso amá-la e conservá-la com muito carinho. É através dela, seja a tradicional ou virtual, garantimos a perpetuação do conhecimento até o momento alcançado às novas gerações, estimulando ainda mais o progresso intelectual em todas as áreas.
 
THEREZA CHRISTINA MOTTA - RIO DE JANEIRO / RJ
Uma biblioteca é importantíssima para a formação do escritor. A leitura é um hábito e por isso deve ser incutida na criança desde cedo, se seus pais demonstram que lêem e preservam seus livros, bem como freqüentam bibliotecas públicas, em busca de livros que não podem comprar. A biblioteca é fundamental para a formação do cidadão, para o formador de opinião, para a permanência e evolução do conhecimento. Grande abraço.
 
+PEDRO LYRA - CAMPOS DOS GOITACAZES, RJ
Aí, Selmo:
Para mim, a biblioteca tem a mesma importância que deve ter o cofre para um banqueiro ou o cargo para um político. Com uma diferença radical: o uso que o ser humano faz do dinheiro, do poder – e de um livro.
 
Continua na próxima Coluna Selmo Vasconcellos, Jornal rondoniaovivo.com
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS