EXPOSIÇÃO: Porto Velho Shopping é palco do Festival Peixes da Amazônia

Até 1º de maio, centro comercial recebe ação que visa apresentar as espécies locais à população

EXPOSIÇÃO: Porto Velho Shopping é palco do Festival Peixes da Amazônia

Foto: Divulgação

O Porto Velho Shopping sedia mais uma grande ação. Até 1º de maio, o maior centro comercial de Rondônia recebe o Festival Peixes da Amazônia. O objetivo é apresentar as mais diversas espécies amazônicas para o público presente, através de exposição, oficinas e palestras. 
 
Para fomentar a sustentabilidade, o turismo e a cultura, o festival desperta sensações e cria uma experiência sensorial. Uma exposição em esculturas de peixes e aquários exibe a fauna dos rios da Amazônia, em especial, do Rio Madeira. A exposição começa no estacionamento do shopping, com grandes esculturas de dois peixes. Os visitantes são surpreendidos com a riqueza de detalhes, além de informações disponíveis para conhecimento, incluindo a espécie. 
 
“Oportunizar novos negócios e trazer mais desenvolvimento para Rondônia é uma das premissas da Ancar Ivanhoe, administradora do Porto Velho Shopping. E falar em piscicultura no estado é falar de geração de divisas, empregos e ainda falar de sustentabilidade, outro grande pilar da Ancar”, conta o superintendente do Porto Velho Shopping, Cássio Mendonça. 
 
O festival tem uma exposição de peixes em aquário. Diversas espécies da fauna amazônica são apresentadas. Com o auxílio de biólogos, pesquisadores e informações expostas, o público visitante está conhecendo e vendo alguns dos peixes da Amazônia, dos mais populares a espécies ornamentais. 
 
Segundo o Anuário 2021 da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Rondônia é o maior produtor de peixes nativos do Brasil, com 65 mil toneladas, maior parte de Tambaqui. Para apresentar essa realidade, diversas áreas de negócios estão expondo diretamente no contexto da ação, como os setores de alimentação, frigoríficos, além dos pequenos, médios e grandes produtores. O público visitante pode conhecer algumas das marcas que movem a indústria da piscicultura no estado. 
 
A piscicultura na Amazônia é ligada à preservação da floresta. O Festival Peixes da Amazônia reúne especialistas, com conteúdo inovador e boas práticas para a piscicultura, incluindo o respeito ao meio ambiente. O objetivo é reunir produtores, cooperativas, lideranças empresariais, técnicos e acadêmicos para debaterem assuntos pertinentes e auxiliar no desenvolvimento da piscicultura, preservando todo o ecossistema. 
 
Falar em peixe é falar em gastronomia. A carne de peixe é uma rica fonte de vitaminas, proteína, ômega 3 e outros nutrientes. O festival sediado pelo Porto Velho Shopping está com venda dos pratos à base de peixes e temperos da Amazônia. Também reúne chefes de cozinha, restaurantes e amantes da culinária voltada à piscicultura. Ainda há a preparação e comercialização de pratos regionais, disponíveis para os visitantes. 
 
Piscicultura no Brasil
 
De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), a cadeia da produção de peixes cultivados no Brasil atingiu, em 2021, 841.005 toneladas, com receita de cerca de R$ 8 bilhões. O crescimento do setor nos últimos anos foi de 45,4%. A piscicultura gera cerca de três milhões de empregos diretos e indiretos. 
 
Os peixes nativos, liderados pelo Tambaqui, são responsáveis por 31,2% de toda a produção nacional.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS