TRANSIÇÃO ENERGÉTICA: ROVEMA Energia apresenta BESS como solução estratégica para sustentabilidade

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA: ROVEMA Energia apresenta BESS como solução estratégica para sustentabilidade

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A transição energética já é uma realidade global, e o Brasil vem avançando com iniciativas que priorizam fontes renováveis, redução de emissões e eficiência no uso dos recursos. Com forte atuação em Rondônia e Acre, a ROVEMA Energia se posiciona na vanguarda desse movimento ao investir em soluções inovadoras como o BESS–Battery Energy Storage System (Sistema de Armazenamento de Energia por Baterias), uma alternativa estratégica para ampliar o uso de energias limpas e garantir segurança energética na região Norte.
 
Com a expansão da geração solar e eólica no país, o desafio de armazenar energia de forma eficiente e sustentável ganha protagonismo. O BESS permite armazenar a energia gerada em momentos de alta disponibilidade – principalmente por fontes renováveis – e utilizá-la conforme a demanda, contribuindo para a estabilidade da rede, a redução de perdas e a segurança no fornecimento elétrico, inclusive em regiões de difícil acesso.
 
 
“O BESS representa uma solução robusta para os desafios energéticos Norte. Com essa tecnologia, é possível garantir autonomia em comunidades remotas, reduzir o uso de combustíveis fósseis e avançar na direção de um sistema elétrico mais limpo e inteligente”, afirma Alexandre Watanabe - gerente de Aplicação da UCB Power fabricante do sistema BESS.
 
A tendência do uso de sistemas de armazenamento de energia já é realidade em países como Alemanha, Estados Unidos, China e Austrália, que lideram a implementação de BESS em larga escala, tanto em ambientes urbanos quanto em áreas remotas. No Brasil, estados como Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul também estão adotando soluções semelhantes para apoiar a integração de energias renováveis à rede elétrica.
 
Agora, Rondônia e Acre entram nesse cenário com a implementação dos primeiros projetos locais de BESS pela ROVEMA Energia, reafirmando o compromisso da empresa com a inovação e o desenvolvimento sustentável da região Norte.
 
“Vivemos um momento de transformação no setor energético, e a Rovema Energia tem orgulho de fazer parte dessa mudança. Investir em soluções de armazenamento de energia, como o BESS, não é apenas acompanhar uma tendência global — é assumir o compromisso de oferecer energia mais limpa, inteligente e segura para Rondônia e para o Brasil.", afirma Adélio Barofaldi, CEO do Grupo Rovema.
 
 
As primeiras aplicações na região serão direcionadas a setores estratégicos e de alta criticidade, como hospitais, clínicas de saúde, data centers, telecomunicações, supermercados, indústrias e áreas rurais com acesso limitado à rede elétrica. Nesses contextos, o BESS atua não apenas como uma fonte de energia reserva, mas como um sistema inteligente que garante estabilidade, autonomia e economia, mesmo em situações de interrupção no fornecimento.
 
Além dos benefícios ambientais, o BESS gera impactos econômicos relevantes para empresas e consumidores: permite o controle de picos de demanda, a economia em contratos de energia e a participação em programas de resposta à demanda e geração distribuída. Para o poder público e operadores do sistema, representa também uma ferramenta de modernização da matriz elétrica e de ampliação da resiliência energética.
 
A ROVEMA Energia, atua no desenvolvimento e implementação de sistemas BESS modulares, escaláveis e integráveis às principais fontes renováveis. A empresa oferece soluções sob medida para cada cliente, sempre com foco em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS