CACAU: Boas Práticas para produção de fruto estão disponíveis em vídeo

Entidade ligada ao desenvolvimento sustentável disponibilizou arquivos em várias plataformas

CACAU: Boas Práticas para produção de fruto estão disponíveis em vídeo

Foto: Fast Company Brasil

Uma série de vídeos sobre as Boas Práticas na Produção de Cacau foi lançada este mês pelo Centro de Estudos Rioterra. Esta é mais uma ação com o objetivo de fortalecer essa cadeia produtiva em Rondônia e assim, gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais para agricultores familiares do estado.

 

Os vídeos são complementares às “Vitrines Tecnológicas do Cacau”, outra iniciativa do Centro de Estudos Rioterra para levar tecnologia, inovação e conhecimento aos produtores rurais de Rondônia e melhorar a qualidade e a produtividade do cacau na região.

 

Foram selecionadas 20 propriedades, consideradas modelo na região Central do estado, onde estão localizados os municípios de Ouro Preto do Oeste, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Mirante da Serra e Vale do Paraíso.

 

Nelas foram construídas unidades de beneficiamento primário para fermentação e secagem do cacau. Os beneficiários também receberam insumos para produção, assistência técnica e capacitações.

 

Através de Assistência Técnica e Extensão Rural especializada esses produtores recebem orientação para a implementação de boas práticas no manejo do cacau e pré-beneficiamento das amêndoas e, em uma segunda etapa, também receberão apoio para a venda de suas safras.

 

 

Como o CES Rioterra não consegue atender a todos os produtores, produziu uma série de seis vídeos com orientações sobre as melhores práticas no cultivo do cacau. Os vídeos são tutoriais de boas práticas desde o plantio até o armazenamento da amêndoa para venda.

 

Os vídeos mostram como é possível plantar cacau consorciado com espécies nativas em Sistemas Agroflorestais para fazer do desenvolvimento econômico e social na Amazônia um aliado na conservação da biodiversidade local e no combate às mudanças climáticas.

 

Os temas da Série Manejo do Cacau em Sistema Agroflorestal são:

 

- Vídeo 01 – Apresentação

- Vídeo 02 – Poda

- Vídeo 03 – Colheita

- Vídeo 04 – Fermentação

- Vídeo 05 - Secagem

- Vídeo 06 – Armazenamento

 

 

Os filmetes estão disponíveis nos canais digitais da instituição: Instagram (@ces.rioterra), Youtube (CES Rioterra), Facebook (CESRioterra) e LinkedIn (Centro de Estudos Rioterra).

 

O Plantar Rondônia é realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em cooperação com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Fundo Amazônia.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS