OTIMISMO: Safra 2023 de soja em RO deve ser de 1,7 milhão de toneladas, segundo Conab

Agricultores locais têm investido em tecnologia e técnicas de manejo

OTIMISMO: Safra 2023 de soja em RO deve ser de 1,7 milhão de toneladas, segundo Conab

Foto: Divulgação

 

Impulsionada pelo clima favorável, investimentos em tecnologia e aumento da demanda por alimentos no mercado internacional, a soja vem ganhando ainda mais destaque, e em Rondônia isso não é diferente. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, a estimativa de plantio é de quase 500 mil hectares na safra 2022/2023, Rondônia deve colher 1,7 milhão de toneladas dessa oleaginosa na pré-citada safra.
 
Para o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, houve atraso no início do plantio, em virtude da baixa pluviosidade no período, o que fez com que este se estendesse até o início de dezembro de 2022. “Em decorrência disso, em algumas regiões, a colheita deve ser finalizada em abril, mas a produtividade deve se manter estável, devendo alcançar 3.396kg por hectare”, comentou.
 
O governador Marcos Rocha enfatizou que, a produção de soja em Rondônia tem atraído investimentos de grandes empresas do agronegócio, que buscam expandir suas atividades na região. Além disso, os agricultores locais têm investido em tecnologia e técnicas de manejo mais eficientes, para aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais. “Por isso, é importante que a produção de soja em Rondônia seja conduzida de forma sustentável, com práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e a biodiversidade local. É fundamental que haja um diálogo entre os produtores, as autoridades e a sociedade civil para garantir uma produção responsável e equilibrada”, ressaltou.
 
Os principais municípios produtores de soja em Rondônia são: Vilhena, Cacoal, São Miguel do Guaporé e Rolim de Moura, que juntos correspondem a cerca de 70% da produção estadual.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS