Seca histórica afetou irrigação de plantas e abastecimento de água para animais; auxílio deve ser solicitado junto ao Pronaf
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Porto Velho divulgou que produtores rurais afetados pela severa seca de 2023 têm a oportunidade de requerer auxílio financeiro para renegociar suas dívidas junto aos bancos.
Esta medida quer amenizar os impactos causados pela escassez histórica de chuvas, que prejudicou tanto a irrigação das plantações quanto o fornecimento de água para os animais.
Conforme informado pelo órgão municipal, os agricultores têm a opção de solicitar esse auxílio por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além disso, têm a possibilidade de acionar o seguro custeio, conforme orientação da prefeitura.
O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) descreve o programa de custeio como um tipo de financiamento destinado a cobrir as despesas regulares do ciclo produtivo de lavouras sazonais, da entressafra de lavouras permanentes ou da extração de produtos vegetais cultivados ou espontâneos, bem como das despesas normais relacionadas à exploração pecuária.
Além do apoio financeiro, a prefeitura mencionou a possibilidade de solicitar cestas básicas à Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, a fim de atender aqueles que perderam sua fonte de renda devido à grave seca.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!