NO TOPO DA LISTA: Rondônia e Mato Grosso lideram o uso de agrotóxico com 37% do consumo

Área tratada com defensivos cresce 1,8% no 1º trimestre e o volume de defensivos aplicados avançou 3,4% no período

NO TOPO DA LISTA: Rondônia e Mato Grosso lideram o uso de agrotóxico com 37% do consumo

Foto: Freepik/IA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Brasil continua no topo dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, e os estados de Rondônia e Mato Grosso seguem liderando com 37%, com o maior consumo regional. A média anual é maior que 700 mil toneladas de produtos comercializados em todo o país. Visto como vilão da saúde, os agrotóxicos (defensivos agrícolas) são utilizados na produção agrícola.

 

Entre janeiro e março de 2025, a área tratada com defensivos agrícolas no Brasil cresceu 1,8% em relação ao mesmo período de 2024, totalizando mais de 831 milhões de hectares. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal (Sindiveg), com levantamento realizado pela Kynetec Brasil. A métrica utilizada foi o PAT (Potencial de Área Tratada), que considera tanto o número de aplicações quanto os produtos utilizados simultaneamente no manejo.

 

O volume de defensivos aplicados avançou 3,4% no trimestre, com os herbicidas representando 42% do total, seguidos por inseticidas (28%), fungicidas (22%), tratamento de sementes (1%) e outras categorias (7%), como adjuvantes, reguladores de crescimento e inoculantes. As culturas mais tratadas foram milho (36%), soja (35%) e algodão (13%), cana-de-açúcar representou apenas 3%.

 

Apesar da expansão em área e volume, o faturamento do setor caiu 11,1%, somando US\$ 6,6 bilhões frente aos US\$ 7,4 bilhões do mesmo período em 2024. A retração é atribuída à queda dos preços e à desvalorização do real. As regiões com maior participação no mercado foram Mato Grosso e Rondônia (37%), seguidas por BAMATOPIPA (16%), São Paulo e Minas Gerais (14%), Paraná (10%), Mato Grosso do Sul (8%), Goiás e Distrito Federal (8%) e Sul do país (5%).

 

Em 2024, o Brasil registrou crescimento anual de 12,2% na área tratada com defensivos, superando 2,5 bilhões de hectares. O volume aplicado subiu 13,6%, com destaque para herbicidas (45%). Mesmo assim, o faturamento do ano foi de US\$ 19,9 bilhões, queda de 6,6% em relação a 2023.

 

Impacto na saúde

 

Estudos científicos no mundo todo têm evidenciado a relação entre o uso de agrotóxicos e diversas doenças, como: leucemias e outros cânceres; alterações neurológicas (como o Mal de Parkinson); lesões no fígado, pele e pulmão; alergias, alterações hormonais, problemas comportamentais e de saúde mental. A aplicação requer cumprimento de normas técnicas e o consumo de alimentos precisa de profunda higienização.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você é a favor da taxação dos super-ricos?
Você acha que o Congresso Nacional é corrupto?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS