O deputado federal e pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PT, Eduardo Valverde, acompanhou o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, em visita à Base Aérea de Porto Velho, ocasião em que foi feita a entrega de três helicópteros russos AH-2 Sabre.
Os helicópteros foram adquiridos pela Aeronáutica para reforçar a segurança nacional na fronteira, com a ampliação das instalações da base Aérea de Porto Velho.
Para Eduardo Valverde, a escolha de Rondônia para a instalação do novo esquadrão de segurança da fronteira se deve à posição geográfica estratégica do Estado.
“O Estado de Rondônia está localizado estrategicamente no portal da América Latina. Através da Base Aérea de Porto Velho é possível alcançar a fronteira em poucos minutos com os equipamentos adquiridos pelo governo federal”, disse.
Valverde associa o investimento da Aeronáutica em Rondônia aos demais investimentos de integração com a América Latina, feitos pelo governo federal, como a estrada de ligação com o Oceano Pacífico, as estradas de ligação com Manaus e com o Caribe, a Ferrovia da Integração e as hidrovias.
“Todos esses investimentos são muito importantes e devem ser bem aproveitados pelo governo local para o desenvolvimento do Estado em benefício da população. A integração da América Latina a partir de Rondônia será discutida oportunamente com a população e com os setores afins, na construção de um plano de governo participativo”, disse Eduardo Valverde.
A solenidade de entrega dos helicópteros teve, ainda, a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e do embaixador da Rússia no Brasil Vladimir L. Tyurdenev. A solenidade foi encerrada com o batizado do helicóptero e um vôo do ministro pelos céus de Porto Velho.
O AH-2 Sabre é um helicóptero de combate que possui grande capacidade de fogo e pode ser utilizado em missões de escolta de outros helicópteros, interdição aérea e de apoio a tropas terrestres. A aeronave é conhecida mundialmente como MI-35 e seu projeto já foi testado em combate em diversos conflitos.