BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

VÍDEO: Novo foguete da SpaceX em testes explode e vira bola de fogo

Veículo Starship explode momentos após o teste

Gabriel Francisco Ribeiro De Tilt, em São Paulo

29 de Maio de 2020 às 18:51

Atualizada em : 29 de Maio de 2020 às 18:56

Um protótipo de um foguete de próxima geração da SpaceX explodiu nesta sexta (29) em um teste realizado em Boca Chica, no Texas, onde a empresa costuma fazer experimentos. 
 
O equipamento virou uma enorme bola de fogo em poucos segundos.
 
O protótipo incendiado foi o quarto do foguete do tipo Starship, que a SpaceX vê como de próxima geração. Batizado de SN4, o protótipo entrou em erupção pouco depois da ignição dos motores do teste, deixando pouco equipamento à vista e aparentemente causando danos ao local de testes, segundo o site The Verge.
 
 
 Ainda não está claro se houve feridos na explosão e a SpaceX não se posicionou sobre o fato até a publicação deste texto.
 
A falha no teste ocorre um dia antes do lançamento do foguete Falcon 9, da empresa, com astronautas da Nasa (agência espacial norte-americana). Será a primeira vez que um foguete de uma empresa privada levará astronautas da agência na história, além de este ser o primeiro lançamento com humanos nos Estados Unidos em nove anos.
 
 
 O foguete que será utilizado neste sábado com astronautas da Nasa é totalmente diferente do Starship. O Falcon 9 possui mais de 100 viagens realizadas e já passou por testes do tipo, inclusive sofrendo problemas como explosões ainda em 2016.
 
Mesmo sem ligações entre eles, Elon Musk, dono da SpaceX, havia afirmado no início desta semana a um podcast da Aviation Week que por causa do lançamento tripulado do Falcon 9 iria "diminuir a velocidade dos trabalhos no Starship".
 
O Starship é um novo foguete gigante destinado a mandar pessoas para áreas mais profundas do espaço, como a Lua e Marte - a viagem deste sábado do Falcon 9 é até a ISS (Estação Espacial Internacional).
 
A Nasa tem, atualmente, o Projeto Artemis, que visa colocar um humano (incluindo a primeira mulher) na Lua até 2024, assim como o primeiro humano em Marte por volta de 2030. Para isso, contudo, empresas privadas precisam construir foguetes mais poderosos do que os que transitam até a ISS.
 
A SpaceX tem construído diversos modelos de teste do Starship no Texas. O teste de hoje envolvia ligar o motor principal Raptor do último protótipo com o veículo preso, em um teste chamado "fogo estático". Este foi o quinto teste do tipo conduzido nas últimas semanas.
 
Anteriormente, a SpaceX já havia perdido outros três protótipos do foguete em testes pressurizados que causaram ou incêndios ou explosões. Este quarto protótipo, destruído hoje, foi o que avançou mais nos testes.
 
Se ele tivesse se mantido intacto, a SpaceX planejava fazer o veículo voar em baixa altitude nos próximos dias.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS