PREOCUPANTE: Variante sul-africana do coronavírus já está no Brasil, dizem pesquisadores

A pessoa infectada com a variante não tinha histórico de viagem recente

PREOCUPANTE: Variante sul-africana do coronavírus já está no Brasil, dizem pesquisadores

Foto: Divulgação

 

A variante sul-africana do coronavírus, denominada de “B.1.351”, foi identificada pela primeira vez no Brasil, por meio de análises genéticas, em uma amostra coletada na cidade de Sorocaba (SP), segundo divulgado pelo jornal da Universidade de São Paulo (USP).
 
 
A descoberta foi feita por um grupo de pesquisa, coordenado pelo Instituto Butantan, com participação da USP, entre outras instituições.
 
 
De acordo com a reportagem, foram sequenciados 217 genomas do vírus, a partir de uma coleta inicial de amostras em diversas cidades paulistas, entre as quais Sorocaba, Araçatuba, Marília, Taubaté, Campinas e Ribeirão Preto, além de munícipios das regiões da Grande São Paulo e Baixada Santista. Posteriormente cada “isolado do vírus” foi classificado, conforme sua respectiva linhagem e caracterizado pelo padrão de mutações.
 
 
A pessoa infectada com a variante não tinha histórico de viagem recente. A linhagem, provavelmente, foi introduzida por outra pessoa, vinda do exterior, e se espalhou na comunidade local.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Soneli dos Santos

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS