SEM MEDO:Conheça as celebridades que assumem que tem Aids

Famosos como Charlie Sheen, Conchita Wurst, Magic Johnson e Billy Porter falam publicamente sobre a doença e quebram tabus

SEM MEDO:Conheça as celebridades que assumem que tem Aids

Foto: Divulgação

 

Nesta quinta-feira (1°/12) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar e conscientizar a população sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Ainda não há uma cura para a doença, no entanto, já existem diversos tratamentos eficazes na estabilização dos efeitos do vírus no corpo humano e na melhoria da qualidade de vida dos soropositivos. Com o tratamento adequado, é possível que a carga viral fique indetectável, ou seja, intransmissível. Os medicamentos de controle são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
Considerado um tabu, o primeiro passo para quebrar os preconceitos sofridos pelas pessoas que vivem com o HIV, é falar sobre o assunto abertamente, por isso a importância de personalidades públicas abordarem o assunto.
 
Conheça personalidades que falam abertamente sobre conviver com o HIV:
 
O ator, de 67 anos, descobriu viver com o HIV em 2011, mas só assumiu publicamente a condição em 2015 durante entrevista ao Today, programa da NBC.
 
Conchita Wurst
 
A cantora drag queen austríaca, de 34 anos, revelou em 2018, em uma publicação nas redes sociais, que vive com o HIV após ser chantageada por um ex-namorado, que disse que tornaria a informação pública. Ela contou que já se trata há anos e que esperava que o anúncio ajudasse a diminuir o preconceito em relação aos soropositivos.
 
Magic Johnson
 
O ex-jogador de basquete, de 63 anos, revelou ser soropositivo em 1991. Segundo o astro do esporte, os avanços da medicina e os cuidados diários com a saúde o ajudam a conviver com a síndrome há mais de 30 anos.
 
Leandro Buenno
 
O ex-participante do The Voice Brasil, de 29 anos, também usou as redes sociais em 2020 para revelar ser soropositivo. Na época, ele desabafou sobre o estigma que pessoas com HIV sofrem.
 
Billy Porter
 
O ator conhecido pela série Pose, de 53 anos, revelou a condição em maio de 2021, mas convive com a doença há 15 anos.
 
Jonathan Van Ness
 
O cabeleireiro, astro do reality show Queer Eye, de 35 anos, foi diagnosticado aos 25 anos quando trabalhava em um salão de beleza. Ele revelou publicamente a condição em 2021 no livro de memórias Over The Top.
 
Danny Pintauro
 
O ator, de 46 anos, conhecido pelo papel na série Who is the Boss?,  exibida nos anos 1980 e início dos 1990, foi diagnosticado com HIV em 2003 e revelou a condição publicamente em 2015 durante entrevista à apresentadora Oprah Winfrey.
 
Holly Johnson
 
O vocalista da banda inglesa, Frankie Goes to Hollywood, de 62 anos, descobriu ter HIV em 1991.
 
Andy Bell
 
O vocalista da dupla britânica Erasure, de 58 anos, descobriu ter contraído HIV no final dos anos 1990.
 
Greg Louganis
 
O ex-atleta norte-americano de saltos ornamentais e medalhista olímpico, de 62 anos, revelou viver com o vírus em 1996 em uma autobiografia.
 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS