EXPLOSÃO: CAC planejou ataque terrorista com bomba em aeroporto de Brasília

A bomba foi colocada em um caminhão-tanque que entraria no aeroporto de Brasília. Artefato seria explodido por meio de um dispositivo remoto

EXPLOSÃO: CAC planejou ataque terrorista com bomba em aeroporto de Brasília

Foto: Divulgação

 

O empresário bolsonarista George Washignton de Oliveira Sousa, 54 anos, planejava explodir um caminhão-tanque carregado com querosene próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília.

 

Ele foi preso com arsenal composto por armas e explosivos e será indiciado por porte e posse ilegais de armas e munições, além de crime contra o Estado Democrático de Direito. As informações são do delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido.

 

O artefato foi colocado em um caminhão-tanque que entraria no terminal aeroviário. Se explodido, teria provocado uma tragédia, segundo Robson Cândido.

 

O motorista do veículo percebeu o objeto estranho e acionou a Polícia Militar, que atuou na área.

 

O artefato seria explodido por meio de um dispositivo remoto. Segundo informações da PCDF, o explosivo chegou a ser acionado, mas não funcionou.

 

A perícia da PCDF identificou que a bomba não explodiu devido a uma falha, “um microdetalhe técnico no detonador”. “Graças a Deus, conseguimos interceptar. Seria uma tragédia jamais vista”, completou.

 

Equipes da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF), com apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PCDF), se mobilizaram em área próxima ao Aeroporto de Brasília e neutralizaram a bomba.

 

Segundo apurado pelo Metrópoles, o homem tem registro de caçador, atirador e colecionador (CAC), é paraquedista e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Veio para a capital para participar dos atos em frente ao Quartel General do Exército e estava hospedado em um apartamento alugado no Sudoeste.

 

 

O empresário tem registro de CAC, mas as armas, munições e explosivos são ilegais. Ele teria trazido a maioria do material do Pará, em uma caminhonete.O arsenal foi encontrado em um apartamento alugado do Sudoeste, na área nobre do DF.

 

Bolsonarista foi detido na noite de sábado (24/12), pela PCDF.

O empresário confessou ser o dono da emulsão explosiva (espécie de bomba usada em garimpo) colocada próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília.

 

O delegado-geral da PCDF disse que a corporação investiga outros envolvidos no planejamento de atentados.

O artefato foi colocado em um caminhão-tanque que entraria no aeroporto. Se explodido, teria provocado uma tragédia, segundo Robson Cândido.

Empresário bolsonarista que planejava um atentado em Brasília com arsenal composto por armas e explosivos.

 

O homem confessou que estava planejando um atentado para o dia da posse do presidente eleito Lula (PT).

 

 

“Tão logo a Polícia Civil tomou conhecimento, a área de inteligência, juntamente com os policiais da DP, iniciaram as investigações e, com as informações que foram surgindo, conseguiram efetuar a prisão do indivíduo. Ele confessou os crimes e disse que fez o artefato”, afirmou Robson Cândido.

 

 

George Washington foi detido na noite de sábado (24/12) pela PCDF, horas após a Polícia Militar recolher explosivo nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília.

 

A ocorrência é investigada pela 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). O homem confessou que estava planejando um atentado para o dia da posse do presidente eleito Lula. Com ele, foram apreendidos seis explosivos.

 

 

O arsenal foi encontrado em um apartamento alugado do Sudoeste, área nobre do DF. Ele teria trazido a maioria do material do Pará, em uma caminhonete. As investigações apontam que as emulsões foram enviadas posteriormente.

 

 

O empresário confessou ser o dono da emulsão explosiva (espécie de bomba usada em garimpo) colocada próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília.

 

A perícia da PCDF identificou que houve tentativa de explodir o artefato, mas sem sucesso. “Graças a Deus, conseguimos interceptar. Não conseguiram explodir, mas a perícia nos relata que eles tentaram acionar o equipamento”, acrescentou o delegado-geral.

 

“Ele é morador do Pará e veio para participar das manifestações no QG. Ele faz parte desse movimento de apoio ao atual presidente. Eles estão imbuídos nessa missão, segundo eles, mas saiu de controle”, disse Robson Cândido.

 

O delegado-geral da PCDF disse que a corporação investiga outros envolvidos no planejamento de atentados.

 

“As autoridades policiais, principalmente aqui de Brasília, vão tomar todas as providências e prender qualquer um que atente contra o Estado Democrático de Direito, com ameaças e, agora, com bombas. Isso é algo que nunca existiu em Brasília e não iremos permitir esse tipo de manifestação que possa causar mal às pessoas ou ao patrimônio”, disse Robson.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS