FORAGIDO: Réu por tentativa de explosão no aeroporto foi assessor de Damares

No Ministério dos Direitos Humanos, o réu ocupava o posto de assessor na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

FORAGIDO: Réu por tentativa de explosão no aeroporto foi assessor de Damares

Foto: Divulgação

O jornalista Wellington Macedo de Souza, que de acordo com autoridades da polícia federal foi um dos organizadores do atentado a bomba, frustrado em Brasília, foi assessor da ex-ministra dos Direitos Humanos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Damares Alves.
 
 
Damares é eleita senadora pelo Distrito Federal. 
 
 
No Ministério dos Direitos Humanos, o réu ocupava o posto de assessor na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O cargo foi ocupado por ele, entre fevereiro e outubro de 2019.
 
 
Segundo a tabela de remuneração de cargos comissionados do governo federal, a remuneração para tal cargo é de R$ 10.373,30.
 
 
O jornalista foi condenado pela Justiça por sua participação e organização em atos antidemocráticos, em 2021, retirou a tornozeleira eletrônica que o monitorava em liberdade assistida e, desde então, segundo a polícia, está foragido.
 
 
Na última terça-feira (10/1), Wellington Macedo De Souza se tornou alvo de uma ação penal por crime de explosão, ao lado de Alan Diego dos Santos Rodrigues e Washington de Oliveira Sousa - que chegou a ser preso e confessou a montagem da bomba.
 
 
Invasão aos Três Poderes
 
Vestidos de verde e amarelo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) nesse domingo (8/1). Estima-se que 4 mil pessoas participaram da ação em Brasília. Até terça-feira (10/1), cerca de 1.200 estavam detidas no QG do Exército.
 
 
Inconformados com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os bolsonaristas ocuparam os Três Poderes para pedir um golpe militar. Foram quebrados objetos históricos, obras de arte, móveis e vidraças. Houve invasão a gabinetes e roubo de documentos e armas.
 
 
Após o ataque, o presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Horas depois, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu afastar Ibaneis Rocha do governo do DF por 90 dias.
 
 
Na segunda-feira (9/1), Lula e representantes de todos os estados fizeram reunião pela democracia. Depois, caminharam juntos do Planalto ao STF.
 
 
Também na segunda, os acampamentos de bolsonaristas golpistas foram enfim desmontados após ordem do STF. Mais de 1,2 mil foram detidos em Brasília. Concentrações também foram desfeitas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras capitais. Na maioria dos casos, sem confrontos.
 
 
Até o momento, as investigações avançam e miram os financiadores dos ataques. O governo diz que pessoas de ao menos 10 estados bancaram ataques.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS