Em 5 meses, Lula encontrou duas vezes mais chefes de Estado que Bolsonaro

Prestes a completar cinco meses de mandato, Lula já se reuniu com 30 chefes de estado presencialmente e cinco por telefone ou videoconferência, enquanto Bolsonaro encontrou, no mesmo período do seu mandato, 16 governantes

Em 5 meses, Lula encontrou duas vezes mais chefes de Estado que Bolsonaro

Foto: Divulgação

Faltando poucos dias para completar cinco meses de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já apresenta o dobro do número de reuniões com chefes de Estado realizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro nos cinco primeiros meses do governo dele, em 2019.
 
 
Levantamento realizado pelo Correio com base na agenda dos dois políticos mostra que Bolsonaro teve 16 encontros presenciais com líderes mundiais entre janeiro e maio de 2019, enquanto Lula já encontrou e conversou ao todo com 35 chefes de Estado, 30 presencialmente e 5 via telefone ou videoconferência, entre 1º de janeiro e 29 de maio deste ano. 
 
 
Os dados utilizados pela reportagem foram retirados das agendas presidenciais de Bolsonaro, disponíveis na Biblioteca da Presidência, e de Lula, na Agenda do Presidente da República do site do governo federal. A lista considerou apenas as informações disponíveis em ambos os portais citados e descartou jantares coletivos onde não ocorreram reuniões bilaterais. 
 
 
Bolsonaro em cinco meses
 
O ex-presidente Jair Bolsonaro teve ao todo 16 encontros com líderes ou chefes de Estado durante os primeiros cinco meses de governo.
 
 
O evento em que Bolsonaro teve mais encontros foi o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, no final de janeiro de 2019. Na ocasião, o ex-presidente teve reuniões bilaterais com nove líderes:
 
Giuseppe Conte, primeiro-Ministro da Itália; Ueli Maurer, presidente da Suíça; Shinzo Abe, primeiro-Ministro do Japão; Mark Rutte, primeiro-Ministro dos Países Baixos; Andrej Babis, primeiro-Ministro da República Tcheca; Andrzej Duda, presidente da Polônia; Petro Poroshenko, presidente (à época) da Ucrânia; Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul; e Iván Duque, presidente da Colômbia.
 
 
Outros cinco encontros ocorreram no Palácio do Planalto: Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal; Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria; Ji Bingxuan, vice-presidente do Parlamento Chinês; Juan Guaidó, presidente encarregado da Venezuela e Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai.
 
 
Os outros dois encontros restantes foram em viagens ao exterior: em Jerusalém, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu; e em Washington, nos Estados Unidos, com o então presidente Donald Trump.
 
 
Vale destacar ainda que o levantamento não contabilizou a íntegra dos governantes ou representantes que vieram ao Brasil para a posse de Bolsonaro e sim apenas aqueles líderes que tiveram encontros e reuniões com o presidente após o evento. E, diferente de Lula, Bolsonaro não teve reuniões por telefone ou videoconferência no período. 
 
 
Lula em cinco meses
 
Nos cinco primeiros meses do terceiro mandato, Lula teve ao todo 53 reuniões com representantes de 35 países diferentes, sendo 30 presenciais e cinco de maneira virtual ou por telefone. Os países que mais tiveram encontros foram a Argentina (quatro presenciais) e a China (três presidenciais e um por telefone).
 
 
O local em que Lula mais teve encontros foi o Palácio do Itamaraty:
 
com Rei Felipe VI, da Espanha; Luis Arce Alberto Catacora, presidente da Bolívia; Umaro Sissoco Embaló, presidente de Guiné Bissau; Alberto Fernández, presidente da Argentina; Guillermo Lasso, presidente do Equador; Gustavo Petro, presidente da Colômbia; Wang Qishan, vice-presidente da China; Gabriel Boric Font, presidente do Chile; Marcelo Rebelo de Souza, presidente de Portugal; e Iris Xiomara Castro Sarmiento, presidente de Honduras.
 
 
Já durante a passagem pela cúpula do G7, entre 19 e 21 de maio de 2023, em Hiroshima, no Japão, o presidente brasileiro teve reuniões bilaterais com nove líderes: Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália; Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão; Joko Widodo, presidente da Indonésia; Emmanuel Macron, presidente da França; Olaf Scholz, chanceler da Alemanha; Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá; Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia; Pham Minh Chinh, primeiro-ministro do Vietnã; e Azali Assoumani, presidente de Comores.
 
 
Outros três encontros ocorreram no Palácio do Planalto: Mark Rutte, primeiro-ministro dos Países Baixos; Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai; e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Os outros encontros com líderes foram em viagens oficiais a países como na Argentina, Reino Unido e Estados Unidos.
 
 
Vale destacar que o levantamento não contabilizou a íntegra dos governantes ou representantes que vieram ao Brasil para a posse de Lula, apenas aqueles líderes que tiveram encontros e reuniões com o presidente após o evento.
 
 
Lista de países com representantes que se encontraram com Bolsonaro nos cinco primeiro meses de governo
 
África do Sul
China
Colômbia
Estados Unidos
Hungria
Israel
Itália
Japão
Países Baixos
Paraguai
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suíça
Ucrânia
Venezuela
 
 
Lista de países com representantes que se encontraram com Lula nos cinco primeiro meses de governo
 
África do Sul (via telefone ou vídeochamada)
Alemanha
Angola (via telefone ou vídeochamada)
Argentina
Austrália
Barbados
Bolívia
Cabo Verde
Canadá
Chile
China
Colômbia
Comores
Cuba
Emirados Árabes
Equador
Espanha
EUA
França
Guiné-Bissau
Honduras
Índia
Indonésia
Japão
México (via telefone ou vídeochamada)
Países Baixos
Paraguai
Portugal
Reino Unido
Romênia
Rússia (via telefone ou vídeochamada)
Ucrânia (via telefone ou vídeochamada)
Uruguai
Venezuela
Vietnã
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS