INVESTIGAÇÃO: Zambelli diz que pagou hacker porque ele passava por dificuldade financeira

Carla Zambelli foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal nesta quarta (2), enquanto Walter Delgatti foi preso em São Paulo

INVESTIGAÇÃO: Zambelli diz que pagou hacker porque ele passava por dificuldade financeira

Foto: Billy Boss / Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou, nesta quarta-feira (2), que deu dinheiro a Walter Delgatti, conhecido como "hacker da Vaza Jato", após ele alegar passar por dificuldades financeiras. Os dois foram alvo de operação da Polícia Federal. Zambelli teve o passaporte, dois celulares e um HD externo apreendidos. Já Delgatti foi preso em São Paulo.
 
Em entrevista, Zambelli contou ter ajudado Delgatti financeiramente em duas situações. Na primeira, pagou uma viagem a Brasília, ocasião em que o hacker se reuniu com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para oferecer serviços ao partido, e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
 
Já em novembro de 2022, ela contou ter pago R$ 3 mil ao hacker para que ele realizasse serviços em seu site. O contrato, no entanto, não foi cumprido. Zambelli disse que não pediu ressarcimento porque o hacker passava por dificuldade financeira. 
 
Zambelli foi alvo da PF, por supostamente, contratar Delgatti para fraudar as urnas eletrônicas e inserir no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro deste ano, um mandado de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Também teriam sido inseridos no sistema 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por motivos diversos.
 
Já Delgatti ficou conhecido por ter invadido telefones de autoridades envolvidas com a operação Lava Jato, em episódio que ficou conhecido como "Vaza Jato" após mensagens trocadas pelos integrantes da força-tarefa por meio do Telegram serem publicadas pelo site "The Intercept".
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS