PERDA: Morre Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza

Ela era tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do conselho do grupo varejista

PERDA: Morre Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza

Foto: Reprodução / Instagram @luizahelenatrajano

A fundadora do grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, morreu aos 97 anos na madrugada desta segunda-feira (12), em Franca (SP). Ela era tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do conselho do grupo varejista.
 
As informações iniciais indicam que Donato faleceu em casa por causas naturais. O velório está marcado para começar as 10h na cidade paulista. Já o enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade. Em luto, todas as lojas da empresa em Franca permanecerão fechadas nesta segunda-feira. 
 
Natural de Cristais Paulista (SP), a tia de Luiza Helena Trajano ficou famosa por sua popularidade como vendedora em Franca, além de ter sido uma das fundadoras, ao lado do marido, da primeira loja que se transformaria em uma das maiores redes varejistas do Brasil, em 1957.
 
 
O negócio
 
Foi aos 31 anos que Luiza Trajano Donato investiu a economia do trabalho no varejo e comprou sua primeira loja de presentes, "A Cristaleira", no centro de Franca. A unidade seria rebatizada para Magazine Luiza e seria a primeira unidade do grupo.
 
Em nota, a Magazine Luiza afirmou que Luiza Trajano Donato foi criada no seio de uma família de comerciantes. Texto ressaltou que isso aconteceu em "uma época em que mulheres eram criadas para se dedicarem, exclusivamente à casa e à família".
 
"Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho. Não importava se a tarefa a ser feita era empacotar um produto ou descarregar um caminhão de mercadorias. Era uma vendedora apaixonada, que conhecia as necessidades, os gostos e as possibilidades de seus clientes. Cada um deles era e deveria ser tratado como alguém especial, como a razão de ser do negócio", disse nota do grupo Magazine Luiza sobre Luiza Trajano Donato.
 
Sem filhos, Luiza Trajano Donato escolheu, no início da década de 90, a sobrinha Luiza Helena Trajano como sucessora nos negócios. Inicialmente uma rede de varejo de eletroeletrônicos e móveis, hoje a empresa é uma varejista nacional de capital aberto.
 
"A empresa criada por Tia Luiza demonstrou, ao longo de seus mais de 65 anos, uma incrível capacidade de se transformar, se renovar sem abrir mão de seus valores. E, assim, perenizar o sonho e cumprir a missão de sua fundadora", disse nota do grupo Magazine Luiza sobre Luiza Trajano Donato.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS