MINISTRO: Flávio Dino toma posse no Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (22)

Ele vai substituir Rosa Weber, que se aposentou em setembro de 2023

MINISTRO: Flávio Dino toma posse no Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (22)

Foto: Reprodução

Após 18 anos de carreira na política partidária, Flávio Dino de Castro e Costa, aos 55 anos de idade, vai tomar posse no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira, 22. Ele vai substituir Rosa Weber, que se aposentou em setembro de 2023. A sessão solene de posse terá início às 16h e contará com a presença de cerca de 800 pessoas, entre autoridades, amigos e convidados.
 
Natural de São Luís (MA), Dino foi indicado ao cargo no dia 27 de novembro de 2023 pelo presidente Lula. Mas apenas no dia 13 de dezembro ele foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e teve seu nome aprovado tanto naquele colegiado quanto no plenário.
 
Trajetória
 
Flávio Dino exerceu cargos nos três poderes da República, nas esferas estadual e federal. No Judiciário, foi juiz federal por 12 anos, entre 1994 e 2006. No período, ele representou a categoria presidindo por dois anos a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil). Integrou o CJF (Conselho da Justiça Federal) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), onde ocupou o cargo de secretário-geral. No Supremo, foi juiz auxiliar no gabinete do ministro Nelson Jobim (aposentado).
 
Em 2006, Dino deixou a magistratura. Depois, elegeu-se deputado federal pelo Maranhão para a legislatura de 2007 a 2011. Com o término do mandato, esteve à frente da presidência da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Em 2014, foi eleito governador de seu estado e tomou posse no ano seguinte. Ele permaneceu no cargo, após reeleição, até 2022.
 
Dino foi eleito para o Senado Federal, tomou posse, mas logo se licenciou para atender ao convite do presidente Lula para integrar o poder Executivo, no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão onde estava quando foi nomeado para o STF.
 
Formação
 
Dino é formado em direito pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), de onde também é professor desde 1993. Fez mestrado em direito na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e foi professor da UnB (Faculdade de Direito da Universidade de Brasília), entre 2000 e 2002.
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS