VAIDADE: Excesso de silicone nos seios pode trazer problemas, alertam médicos

A prótese de silicone é considerada exagera quando desrespeita a anatomia da paciente e desarmoniza a estrutura corporal

VAIDADE: Excesso de silicone nos seios pode trazer problemas, alertam médicos

Foto: Reprodução

A modelo e influenciadora digital Sabrina Boing Boing, de 40 anos, entrou para a lista de mulheres com as maiores próteses de silicone do mundo, após colocar 6 litros de mamas (3 litros em cada). Segundo ela, o tamanho exagerado dificulta até em tarefas mais simples, como bater palma. Contudo, as consequências a longo prazo podem ser várias. 
 
No Brasil, o procedimento de aumentar os seios com próteses de silicone é o segundo mais procurado, conforme dados de 2020 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês). Com as técnicas utilizadas no país, a cirurgia costuma ser de curta duração, entre 1h a 1h30, sempre realizada em hospital, com alta no mesmo dia. 
 
As definições de tamanho e modelo prótese devem ser alinhadas entre o cirurgião plástico e a paciente, conforme as expectativas da mesma, respeitando as medidas anatômicas individuais, a partir de exames físicos. “Para chegarmos a conclusão ideal de implante, temos que seguir alguns parâmetros do paciente, como peso, altura, tamanho do tórax, distância da linha média do tórax até a lateral do tórax, entre outras medidas”, detalha Wendell Uguetto, cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica (SBCP) e do Hospital Albert Einstein.
 
A prótese de silicone é considerada exagera quando desrespeita a anatomia da paciente e desarmoniza a estrutura corporal. Thiago Morais, cirurgião plástico, destaca a responsabilidade profissional nesse momento. “Torna-se exagerado quando o cirurgião tenta forçar os tecidos para conseguir o resultado que ele quer ou a paciente quer. A gente tem que estabelecer uma previsibilidade de resultado, estabelecendo também limites para as pacientes. Isso é um papel do cirurgião.”
 
Consequências de prótese de silicone exagerada
 
As consequências do exagero são diversas, podendo comprometer a estética, saúde e bem-estar. “Pode acontecer o que a gente chama de síndrome de overfield: estrias, estiramento de pele, afinamento do tecido mamário e alterações [deformidade] da caixa torácica. Isso tudo pode complicar e pode evoluir impedindo que a paciente amamente no futuro”, informa Thiago.
 
Wendell complementa que, devido ao peso dos implantes, esse tipo de mama tende a ceder mais facilmente. Além disso, outras consequências são dores nas costas e dores no ombro.
 
Como solução para esses casos, ambos os especialistas orientam a troca por próteses menores. Contudo, devido ao estiramento de pele, o novo procedimento deve ser alinhado a mastopexia, cirurgia na qual é retirado pele e tecido mamário para reverter a queda dos seios.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS