CANNABIS: Uso de maconha supera o de álcool pela primeira vez nos EUA, revela estudo

Droga é legal em pelo menos metade do país; pesquisa acompanha consumo desde 1979

CANNABIS: Uso de maconha supera o de álcool pela primeira vez nos EUA, revela estudo

Foto: Wirestock via Freepik / Ilustrativa

Os americanos preferem fumar maconha do que beber álcool. É o que diz uma pesquisa publicada recentemente na revista científica americana ‘Addiction’, que acompanha os hábitos de consumo diário dessas drogas nos Estados Unidos da América desde 1979.
 
Em 2022, 17,7 milhões de pessoas relataram usar maconha de forma diária ou quase diariamente, superando 14,7 milhões de bebedores diários ou quase diários. A ‘Addiction’ utilizou os dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde.
 
Concluiu-se que, entre 1992 e 2022, houve um aumento de 15 vezes na taxa per capita (por pessoa) daqueles que relataram consumo diário ou quase diário de cannabis. Segundo a pesquisa, a mudança tem relação com a legalização, que tornou a erva mais comum e fez o uso recreativo crescer nas últimas décadas.
 
A variedade de produtos que surgiram para o consumo da planta também influenciou o aumento do uso. Apesar de ainda ser proibida em um âmbito federal, o uso da maconha é legal para uso recreativo em 24 estados e para uso médico em 38 estados do país, segundo informações do The New York Times.
 
O cientista autor do estudo, Jonathan Caulkins, pesquisador de políticas sobre cannabis na Universidade Carnegie Mellon, ressaltou que o álcool ainda é amplamente utilizado. "Cerca de 40% dos usuários atuais de cannabis estão usando-a diariamente ou quase diariamente, um padrão que está mais associado ao uso do tabaco do que ao uso típico de álcool.", disse o professor.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS