O ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, em Montevidéu. Ele enfrentava um câncer diagnosticado em 2024 e estava em tratamento desde então.
"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", escreveu Yamandú Orsi, atual presidente uruguaio e tratado como herdeiro político de Mujica.
Em abril do ano passado, o ex-presidente comunicou que estava com um tumor no estômago e sua saúde havia ficado "muito comprometida", classificando seu quadro como "duplamente complexo", pois enfrentava uma doença imunológica há mais de duas décadas.
Pepe foi uma das figuras mais conhecidas da política latino-americana, tendo governado o país entre 2010 e 2015. Antes da presidência, foi senador e ministro da Agricultura.
Durante sua trajetória, destacou-se por seu estilo de vida austero e por defender pautas ligadas à justiça social, aos direitos humanos e à legalização da maconha.