O governador de Rondônia Marcos Rocha está entre os políticos que não conseguem deixar o país devido aos bombardeios do Irã
Foto: Reprodução Internet
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, confirmou ontem (14) que o governo Lula está negociando uma rota para retirar de Israel, uma comitiva de políticos brasileiros que está retida desde o início das ofensivas de guerra entre Irá e Israel. O governador de Rondônia Marcos Rocha faz parte da comitiva que foi para Israel participar de uma feira de tecnologia. Eles estão impossibilitados de deixar o país porque todos os voos estão suspensos enquanto durar o conflito.
De acordo com Mauro Vieira, o Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil) já abriu diálogo com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, para garantir uma rota de resgate para a retirada das autoridades brasileiras via Jordânia, país localizado entre Israel e Arábia Saldita.
O Rondoniaovivo apurou que essa alternativa já está definida, mas ainda não tem um período certo para acontecer, por causa da insegurança do momento. A evacuação das autoridades será por terra até a fronteira, no momento em que houver uma tregua de bombardeios, e um voo através da Jordânia deve conduzir a comitiva de volta ao Brasil.
O ministro das Relações Exteriores também informou que a Embaixada do Brasil em Tel Aviv (capital de Israel) está mantendo contado com as autoridades brasileiras e dando o apoio necessário até que seja possível o resgate. Os políticos estão abrigados nos bunkers subterrâneos, considerados lugares seguros contra os ataques de mísseis. No entanto, existe muita tensão devido às ameaças do Irã de fazer ataques com armas nucleares, o que seria desastroso mesmo para quem está em abrigos subterrâneos.
Além do governador de Rondônia Marcos Rocha (União Brasil), veja quem são as autoridades que estão retidas em Israel:
Distrito Federal
• Marco Antônio Costa Júnior – secretário de Ciência e Tecnologia
• Ana Paula Soares Marra – secretária de Desenvolvimento Social
• Thiago Frederico de Souza Costa – secretário-executivo Institucional e de Políticas de Segurança Pública
• Rafael Borges Bueno – secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
• Denise Figueiredo Passos – acompanhante da primeira-dama
• Angela Maria Ferreira Lima – acompanhante da primeira-dama
(A primeira-dama do DF deixou Israel antes da escalada do conflito)
Goiás
• Pedro Leonardo de Paula Rezende – secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
• Rasível dos Reis Santos Júnior – secretário estadual de Saúde
• Keila Edna Pereira Santos – esposa do secretário de Saúde
Mato Grosso do Sul
• Ricardo José Senna – secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação
• Christinne Maymone – secretária-adjunta da Secretaria de Saúde
• Marcos Espíndola de Freitas – coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde
Consórcio Brasil Central
• José Eduardo Pereira Filho – secretário-executivo
• Renata Zuquim – diretora de Relações Internacionais e Parcerias
• Bruno Watanabe – diretor de Projetos
• Fabrício Oliveira – assessor de comunicação
• Ana Luisa Farias – analista internacional
Prefeitos e vice-prefeitos
• Álvaro Damião Vieira da Paz – prefeito de Belo Horizonte (MG)
• Cícero de Lucena Filho – prefeito de João Pessoa (PB)
• Welberth Porto de Rezende – prefeito de Macaé (RJ)
• Johnny Maycon – prefeito de Nova Friburgo (RJ)
• Janete Aparecida Silva Oliveira – vice-prefeita de Divinópolis (MG)
• Maryanne Terezinha Mattos – vice-prefeita e secretária de Segurança Pública de Florianópolis (SC)
• Cláudia da Silva Lira – vice-prefeita de Goiânia (GO)
• Vanderlei Pelizer Pereira – vice-prefeito de Uberlândia (MG)
Secretários municipais e representantes locais
• Dilermando Garcia Ribeiro Júnior – secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju (SE)
• Márcio Lobato Rodrigues – secretário municipal de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
• Paulo Rogério Rigo – secretário de Proteção Civil de Joinville (SC)
• Francisco Vagner Gutemberg de Araújo – secretário de Planejamento de Natal (RN)
• Gilson Chagas e Silva Filho – secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
• Alexandre Augusto Aragon – secretário de Segurança Pública de Porto Alegre (RS)
• Verônica Pereira Pires – secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís (MA)
• Flavio Guimarães Bittencourt do Valle – vereador do Rio de Janeiro (RJ)
• Davi de Mattos Carreiro – chefe executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas)
• Francisco Nélio Aguiar da Silva – presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), ex-prefeito de Santarém e secretário regional de Governo para o Baixo Amazonas (PA)·
O Consórcio Brasil Central que organizou a viagem das autoridades brasileira, em nota, afirmou que a comitiva está em segurança e "em constante articulação com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, com a Embaixada do Brasil em Tel Aviv e demais autoridades brasileiras".
A visita à feira de tecnologia e segurança pública, no período de 7 a 14 de junho, foi à convite do governo israelense para que os políticos da extrema direita do Brasil pudessem fortalecer a cooperação internacional e promover a troca de experiências em áreas estratégicas para o desenvolvimento da região do Brasil Central.
Brasileiros estão em abrigos subterrâneos, na capital Tel Aviv (Israel) - Fotos: Internet
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!