MALDADE: Homem é filmado abandonando cachorro idoso em setor chacareiro

Leitor do jornal enviou registro de câmeras de segurança para o Rondoniaovivo; além de insensível, prática é criminosa

Um homem foi filmado abandonando um cachorro na Rua da Felicidade, bairro Triângulo, no setor chacareiro urbano de Porto Velho (RO). O fato aconteceu no dia 12 deste mês. Stanley Maloney, leitor do Rondoniaovivo, enviou o vídeo para o jornal na última quarta-feira (29).
 
Maloney diz que não é a primeira vez que abandonam animais na região. “Estão abandonando animais, principalmente cachorros, em frente de casas e chácaras no bairro Triângulo. Este do vídeo do carro prata, era um cachorro idoso. Na frente da minha chácara, na rua Estrada de Ferro [também no Triângulo], abandonaram três cachorros fêmeas e um macho”, disse o leitor do jornal.
 
O leitor entrou em contato com a redação para pedir ajuda na divulgação da causa. “Hoje [na rua Estrada de Ferro] tem cinco bichos abandonados. Estou cuidando de quatro. Quem estiver interessado em pegar para criar, entre em contato comigo no número (69) 9235-2236.”
 
 
FOTO: Um dia amado, no outro largado - peludo magricela foi deixado no bairro Triângulo / Acervo de Stanley Maloney
 
 
INSENSIBILIDADE CRIMINOSA
 
No Brasil, abandono de animais é crime federal (Lei Federal 9.605/98). Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, a prática agora também é considerada como maus-tratos. A pena é uma reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato. 
 
O Conselho Federal de Medicina Veterinária, por meio da Resolução CFMV nº 1.236/2018, Art. 2, II, define como maus-tratos ‘qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais.’
 
Animais são seres sencientes. Sentem medo, tristeza e felicidade e ao serem abandonados, entram em sofrimento psicológico e físico, por não ter a capacidade de encontrar comida, água e abrigo. 
 
Além disso, o abandono dos peludos pode provocar desequilíbrio ecológico. Largados, os bichos adoecem e podem transmitir zoonoses (doenças partilhadas entre humanos e animais) - além de aumentar a população de animais na rua.
 
 
 
FOTO: Cultuados na Internet, Caramelos sem raça definida dominam o setor chacareiro / Acervo de Stanley Maloney
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS