Bandidos arrombaram e saquearam um prédio público abandonado localizado ao lado da antiga Delegacia da Mulher, no Centro de Porto Velho (RO), nesta quinta-feira (21). As fotografias foram enviadas ao
Rondoniaovivo pelo presidente da Associação de Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, George Telles Menezes.
Segundo o presidente, o prédio é de propriedade do Governo do Estado de Rondônia. Recentemente, como registrou Rondoniaovivo, a região do Centro da capital - em especial, as proximidades do Prédio do Relógio, onde funciona a sede da Prefeitura - está sendo afetada por uma onda de saques e arrombamentos.
Usuários de drogas e moradores de rua se reúnem aos montes para ocupar a região do Mercado Central, da Prefeitura e das praças públicas e vielas do Centro. À época do arrombamento do prédio da antiga delegacia, os bandidos subtraíram barras de ferro, quebraram janelas, destruíram portas e afanaram tudo (quase nada) que restava nas edificações - a exemplo de fios de cobre, tomadas, maçanetas e esquadrias.
Telles Menezes contou ao jornal que solicitou providências à uma deputada, por meio de ofício. O objetivo do chefe da Associação de Ferroviários é movimentar um Projeto de Lei para leiloar os prédios públicos abandonados da região, com fim de angariar recursos para investimentos em segurança pública.
Rondoniaovivo tentou contato, via telefone, com a assessoria de comunicação do Governo de Rondônia, para checar se de fato o prédio é de propriedade pública. Não atenderam.