RECONHECIMENTO: Faculdade Católica recebe Selo ‘OAB Recomenda' do curso de Direito

A honraria reconhece a qualidade do ensino jurídico oferecido pela FCR ao longo dos anos

RECONHECIMENTO: Faculdade Católica recebe Selo ‘OAB Recomenda' do curso de Direito

Foto: Divulgação

O curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia (FCR) recebeu, na quarta-feira (16), o Selo de Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em cerimônia realizada em Brasília (DF). A honraria reconhece a qualidade do ensino jurídico oferecido pela FCR ao longo dos anos.
 
 
Desde a criação da FCR, há 15 anos, o curso de Direito tem sido o carro-chefe. A proposta da Instituição de Ensino Superior (IES), conforme descrito no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é, principalmente, formar pessoas humanas, críticas e com capacidade técnica de atuação no área jurídica. Segundoo diretor acadêmico da Instituição, Prof. Dr. Pedro Abib, ser qualificado com o Selo “OAB Recomenda” ao curso de Direito vai muito além de uma placa.
 
 
Para o professor doutor Pedro Abib Hecktheuer, o Selo “OAB Recomenda” representa o reconhecimento de um árduo trabalho que vem sendo desenvolvido para oferecer uma educação emancipatória e de qualidade ao longo dos anos. “É ainda mais significativa por ser uma honraria concedida por uma instituição externa, isenta e respeitada, qual seja, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que se utilizou de critérios objetivos para tal concessão, avaliando os índices de aprovação nos exames da OAB e na nota do Enade de nosso curso nos últimos anos”, disse.
 
 
Ele ainda completou:
 
 
“Ficamos ainda mais orgulhosos, quando percebemos o percentual ínfimo de cursos de direito que receberam o selo em todo o país e, em especial, por sermos a única IES privada do Estado de Rondônia a receber esta honraria”.
 
 
Na lista de IES contempladas com a honraria constam 13 cursos no Norte e, deste total, apenas duas são de ensino privado na região, a Faculdade Católica em Rondônia e outra no Pará.
 
 
CAMINHO CERTO
 
 
Para o coordenador do curso, Prof. Me. Cleverton Reikdal, a recepção do Selo representa que a instituição está no caminho certo, levando em conta que há um investimento maciço em qualificação e formação do quadro docente e em projetos de pesquisa e extensão. A regulamentação da profissão da Advocacia no Brasil é da OAB e, agora, há um feedback positivo em relação à atuação do curso de direito da FCR.
 
 
“A OAB é uma das avaliadoras externas e, ao validar o que foi feito nos últimos anos, por meio do Selo, para nós, é um indicador extremamente positivo. Para alcançar a recomendação há três fatores importantes: dedicação do corpo docente que atua com permissividade e autonomia, do discente que é avaliado pelo INEP/MEC e pela OAB, e da gestão (institucional e do curso) que atua em equilíbrio entre o financeiro e o ensino-aprendizagem”, observa.
 
 
A carga de conteúdo e atividades do curso é grande. Há muita exigência para que haja uma preparação integral, ou seja, horas de leitura, projetos e exercícios.
 
 
“Exige-se um preparo, pois é preciso que saiba interpretar e entender o que está se lendo e, que, ultrapasse uma única forma de interpretar um texto. É nessas interpretações divergentes que vão se encontrar as relação com a sociedade para que a gente possa mudar o nosso tempo de hoje”, fala Reikdal sobre o estímulo e o incentivo cada vez mais forte em sala de aula do pensamento crítico.    
 
 
QUALIDADE E RECONHECIMENTO
 
 
Durante o discurso na entrega das placas de reconhecimento, o presidente da OAB, Beto Simonetti, reconheceu que o prêmio é um instrumento que atesta a qualidade do curso. “As instituições merecem o reconhecimento da Ordem em função da proficiência e da eficácia do ensino que é prestado, pois elas têm o papel fundamental de preparar os estudantes para sua vida profissional, para as mais diversas carreiras jurídicas e para a advocacia”.
 
 
Simonetti lembra que terá luta e defesa na modernização do ensino jurídico brasileiro, sem dispor de qualidade, eficiência e autonomia técnico-científica das instituições de ensino. “É o nosso compromisso”, reitera.
 
 
Elton Assis, conselheiro federal da OAB e membro honorário vitalício da OAB/RO cumprimentou a FCR pela conquista memorável para o estado de Rondônia. “Esse é um reconhecimento de excelentes resultados da Faculdade Católica perante os exames da ordem. Parabéns aos alunos, professores e toda gestão”, comenta.
 
 
SERVIÇO
 
 
Ao todo, 1.712 cursos foram avaliados baseados nos conceitos do Enade, de 2018 e dos resultados de participação e aprovação em cinco Exames da Ordem (2019-2021). Foram contemplados 192 cursos no país, sendo apenas duas instituições privadas do Norte brasileiro, a Faculdade Católica de Rondônia e outra no Pará. (Confira a lista completa aqui).
 
 
As avaliações são feitas conforme critérios estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo “OAB Recomenda”, pertencente ao Conselho Federal da OAB.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS