Interatividade com o público através da música: um dos objetivos do grupo Somzala, que na noite do último domingo realizou o 1º Manifestejo na praça Aluizio Ferreira. No palco aberto do local, manifestações de arte e cultura. No início da apresentação do grupo Somzala, o som do Hip Hop ficou marcado pela apresentação especial do bboy Máster Figa, e em seguida um rap especial “Briga de Mais e Mumu na Ativa”.
Durante o evento um som inusitado: o Manifestejo mostrava que veio para fazer a diferença: o hino Céus de Rondônia misturado com a percussão vinda da Bahia. “Adorei este evento. Nunca tinha visto algo igual. Na verdade cheguei aqui na praça para passear com meu filho, porém quando vi as apresentações no palco parei para olhar. O grupo está de parabéns, principalmente por valorizar, em específico, nossa querida Porto Velho”, disse o pai de família Elzébio da Silva Queiroz, de 28 anos, morador do bairro Cidade Nova.
O Manifestejo, segundo Akiles Correia Moréia, o “Boca”, tem por objetivo manifestar o que existe de melhor nas coisas, na natureza, na vida, enfim, em tudo o que de bom existe. “É uma maneira de manifestar o que é bom, pois somos a favor destas coisas boas, por isso o símbolo de nosso grupo é o guarda-chuva”, disse.
E nada mais criativo do que mostrar o que é bom, com uma representação de arte e cultura através da música e da dança, que têm o grande poder de interação. A primeira das várias outras apresentações, que ainda vão ser feitas na cidade de Porto Velho funcionou como um termômetro do que será o Manifestejo, evento que envolve teatro, música, dança entre outras representações culturais.
Apresentações
Dentre as apresentações no 1º Manifestejo do grupo Somzala esteve o grupo Ousadas, do 4 de Janeiro; grupo de Pop Rock Sinal Aberto; Company Dance e Atendidos do Forró.
“O evento também faz parte do projeto de Cultura e Arte da Prefeitura de Porto Velho. Todos os domingos organizamos a apresentação de cerca de 20 grupos de todas as localidades na cidade”, finalizou Greg Silva, diretor do Departamento de Cultura do Município.