Festcineamazônia2011 homenageia cacique Almir Surui

Festcineamazônia2011 homenageia cacique Almir Surui

Festcineamazônia2011 homenageia cacique Almir Surui

Foto: Divulgação

O líder indígena e ambientalista tem trajetória de luta pela defesa da floresta e da cultural Paiter

 

O “Festcineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental”, realizado em Porto Velho (RO), de 15 a 19 de novembro, fará homenagem especial ao indígena e ambientalista Almir Narayamoga Surui, cacique da etnia Suruí (Paiter), conhecido internacionalmente pela sua luta contra a exploração madeireira ilegal e pela preservação do meio ambiente.

Filho de liderança na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal/RO, Almir herdou do pai Labiway Marimop o interesse em preservar a cultura de seu povo frente à constante ameaça da civilização branca que promove o desenvolvimento com impactos nas crenças, costumes, cultura, políticas e sistemas sociais.
 
A trajetória de Almir Suruí está contextualizada com o tema desta 9ª edição do Festcineamazônia que é “Meio ambiente é tudo. E você, não vai fazer nada?”. O cacique sempre se destacou entre o povo Suruí/Paiter com a sua vivacidade, inteligência e interesse por tudo que cerca seu mundo entre a vida da floresta e as incursões sociais. O instinto de defesa da comunidade, identidade e território vem de suas origens, por pertencer ao clã Gameb, compostos por guerreiros.
 
Em 2005, contrariado com a comercialização ilegal de madeira no território de seu povo, iniciou a implantação de um projeto de reflorestamento, com a proposta de recuperar pastos, capoeiras e enriquecer a floresta, adensando-a com espécies florestais retiradas pelos invasores e madeireiros. Intensificou a luta contra os destruidores da floresta, fez denúncias e cobrou do Governo, a proteção da Terra Indígena Sete de Setembro e demais terras pressionadas pela retirada de suas madeiras.
O Festcineamazônia tem o patrocínio da Oi, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, CTAv, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED, Fundação Iaripuna,  Governo de Rondônia através da SECEL.
Direito ao esquecimento
Como resolver o problema dos animais de rua?
Como você classifica a gestão do prefeito João Gonçalves Jr. em Jaru?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Oral Esthetic LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS