Teimoso, ele ainda dirige o veículo e não admite que esse direito seja retirado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O jornalista Euro Tourinho, uma enciclopédia viva, completa 97 anos nesta quinta-feira (1701) – um capricorniano da gema. Ele chegou a Rondônia em 1932, com apenas 10 anos de idade.Teimoso e lúcido, ainda dirige o seu veículo e não admite que esse direito seja retirado para “não depender dos outros”.
A família comemora a data com uma festa discreta. Tourinho será homenageado ainda no pub Buraco do Candiru, do qual ele é presidente de honra.
Euro Tourinho veio com o pai Homero de Castro Tourinho, fiscal de Tributos da Receita do Estado do Mato Grosso, designado para trabalhar no antigo município de Santo Antônio.
Esse município era situado na época no extremo norte do Estado de Mato Grosso, do qual só restou a histórica Igrejinha de Santo Antônio.
Apaixonado pela arte de escrever e fotografar, ele iniciou suas atividades no Jornal Alto Madeira em 1950, matutino fundado em 1917. Começou de forma tímida, assinando uma coluna com o pseudônimo "Eurly Tourinho", em homenagem a sua única filha mulher. Posteriormente, adquiriu o jornal, que continua com ele até hoje.
Já são quase sete décadas dedicadas ao jornalismo, o que o torna uma referência para Rondônia. Por conta de sua trajetória, Euro foi homenageado no filme rondoniense ‘Amor de Mãe”, do produtor Paulo Andreoli, e dirigido pelo cineasta carioca Anselmo Vasconcellos.
Fonte: Anísio Gorayeb
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!