BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CRIANÇAS: Como criar os próprios livros artesanalmente de maneira fácil e rápida

São apenas seis passos para executar a obra

Contação de Histórias

03 de Julho de 2020 às 08:43

Atualizada em : 06 de Julho de 2020 às 09:38

Foto: Divulgação

Os livros são um dos principais recursos utilizados para contar histórias e são uma das melhores alternativas para a formação de leitores, já que ter momentos agradáveis ao lado dos pais, junto aos livros, desperta na criança o gosto pela leitura.
 
 
Desde os primeiros meses de vida, os pais já podem oferecer contato com os livros. A criança precisa criar uma afinidade com este objeto, manuseá-lo, brincar com ele! E quando aprender a ler, com certeza, esta amizade com a literatura perdurará.
 
 
Criando o seu próprio Livro
 
 
Agora, imagine transformar a construção de um livro em brincadeira! Inventar uma história, escrever o enredo, criar a capa e ilustrar as cenas junto com a criança será uma experiência divertida e enriquecedora para ambos. Confira o passo a passo!
 
 
Materiais necessários: papel sulfite, grampeador,lápis,lápis de cor e caneta.
 
Passo 1:
 
 
 
Peça para criança esboçar em uma folha de papel a história que será contada no livro. Auxilie-a durante o processo de criação do enredo.
 
Passo 2:
 
 
 
Com o enredo pronto, é hora de começar a produção do livro! Dobre 3 folhas sulfites ao meio, de forma que o vinco fique bem marcado.
 
Passo 3:
 
 
 
Risque com um lápis uma linha, bem retinha! Grampeie as folhas seguindo a demarcação.
 
Passo 4:
 
 
 
Escreva o nome da história na parte da frente. Ela será a capa do livro. Não esqueça de registrar o nome do autor.
 
Passo 5:
 
 
Transcreva a história para o livrinho. Se a criança já for alfabetizada, deixe-a fazer do jeitinho dela. Para auxiliar, desenhe linhas para ela escrever o texto. Caso não seja, você pode escrever em seu lugar.
 
Passo 6:
 
 
Agora, oriente a criança a ilustrar a história, desenhando as personagens e os cenários. Usem o lápis de cor!
 
Obs.: As ilustrações também podem ser feitas com canetinha, giz de cera, carvão e colagem. A cada novo livro, uma forma diferente de ilustrar aumentará o interesse da criança.
 
Prontinho!
 
 
Esta brincadeira literária com certeza será inesquecível! Se possível, faça um evento de lançamento do livro. A criança pode fazer vários exemplares semelhantes da mesma história para distribuir na família. 
 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS