BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CARTONERA: Aprenda a fazer livro artesanal com Elizeu Braga; inscrições abertas

As aulas iniciam nesta quarta-feira

Rondoniaovivo

05 de Agosto de 2020 às 09:14

Atualizada em : 05 de Agosto de 2020 às 09:36

Foto: Divulgação

O poeta rondoniense Elizeu Braga oferece gratuitamente oficina criativa de livro cartonera (artesanal) nesta quarta,5, e quinta,6. As inscrições estão abertas.

 

Em virtude de manusear tesoura e estilete, só podem se inscrever pessoas acima dos 16 anos.

 

As aulas serão das 16 às 17 horas, por meio do Google Meet. O evento é promovido pelo sistema Fecomércio de Rondônia.

 

Inscrições através do link https://forms.gle/Cn2fKbYJS6JAoq4U9.

 

 

O processo de produção de livro cartonera utiliza papelão em sua técnica, segundo o professor Elizeu Braga. O professor explicou que o tempo que leva para executar o trabalho depende da forma como ele é costurado. “Por ser apenas dois dias, usarei furos para costurar o livro para ser mais rápido”, observa.

 

Essa forma de fazer livro artesanal iniciou na Argentina e se espalhou pela América Latina. Algumas editoras já adotaram esse processo de produção.

 

Porém, foram os escritores que não têm condições financeiras de bancar os custos de produção de suas obras os maiores vitoriosos com o surgimento dessa técnica, de acordo com o professor. “Ao fazer o próprio livro, eles se tornam mais independentes e o custo de execução bem mais baixo", diz.

 

A obra se torna também um objeto artístico feito pelo próprio autor, com valor artesanal agregado”, frisou, acrescentando que esse trabalho vem cada vez mais sendo valorizado.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS