FORMAÇÃO CULTURAL: Sarau infantil contará com lançamento do livro ‘Guirii e a Árvore da Vida’

A obra possui em seu enredo vocábulos da língua indígena Tupi, as quais deram origem a palavras na Língua Portuguesa

FORMAÇÃO CULTURAL: Sarau infantil contará com lançamento do livro ‘Guirii e a Árvore da Vida’

Foto: Divulgação

Editada em 23/4 para corrigir a data do evento

Vídeos com músicas, histórias, poesias e lançamento do livro infantil “Guirii e a Árvore da Vida’ integrarão a programação da  6ª edição do Sarau infantil acontecerá na sexta,23, às 20 horas (Horário de Brasília), no formato virtual. O evento é gratuito e terá acessibilidade em Libras.

 

Participam da programação evento crianças e adultos de Rondônia e dos demais estados. O evento será transmitido pelo Canal no YouTube da Fada Inad.

 

O Sarau Infantil, produzido pela Fada Inad, produtora do município de Ji-Paraná, em Rondônia, surgiu em 2018 com o intuito de compartilhar com as crianças e os adulto arte e cultura em suas mais diferentes formas de expressão.

 

Livro

 

Guirii e a Árvore da Vida é um livro infantil com 36 páginas, escrito pela ji-paranaense Daniele Silva dos Santos e ilustrado pelo artista Kazuo Miyahara.

 

Seu personagem principal é Guirii, um menino que mora na floresta amazônica com seus amigos Kapii’ Guara e A-coti, com quem ele vive várias aventuras.

 

O livro possui em seu enredo vocábulos da língua indígena Tupi, as quais deram origem a palavras na Língua Portuguesa, gerando, assim, nas páginas finais do livro, um Glossário com os seus respectivos significados.

 

A história ilustra de forma lúdica a importância da preservação do meio ambiente, do respeito à diversidade identitária, e ainda, promove o acesso ao pluralismo cultural.

 

Livro – baixar

 

O  livro impresso será distribuído em alguns municípios de Rondônia através de instituições de educação e Osc's e quem tiver interesse pode acessá-lo gratuitamente em formato digital pelo link: https://contacaodehistoria.com.br/guirii-e-a-arvore-da-vida/.

 

"No Brasil, os nomes de muitos animais, plantas, rios, cidades, estados, comidas tem origem indígena. Porém, poucas pessoas conhecem o real significado destas palavras e de onde elas vieram. Por isso, é importante promover formas de propagar essa herança linguística que o povo brasileiro possui”, declara a autora.

 

Ainda segundo ela, uma das melhores formas de se fazer isso, é através da literatura infantil. “E a história de Guirii, além de preservar essa herança cultural, carrega em sua essência elementos que levam os leitores a pensar e refletir sobre temas como a preservação do meio ambiente, o valor da amizade e o respeito ao próximo”, pontua Daniele.

 

Palestra

 

O projeto inclui também a palestra “A Literatura Infantil na Formação de Leitores”, que visa demonstrar como a contação de histórias na Educação Infantil é uma atividade fundamental para despertar na criança o prazer pela leitura.

 

A palestra, com o educador e produtor cultural Ivan Marinho, será transmitida no dia 24/04, das 19h às 20h (horário de Brasília), também no canal da Fada Inad.

 

Lei Aldir Blanc

 

Guirii e a Árvore da Vida é um projeto que foi beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Marechal Rondon (Nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC).

 

 

Fonte: Assessoria do evento

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS