VARADOURO: Espetáculo de RO selecionado pelo Rumos, do IC, será apresentado virtualmente

Em Varadouro, o ator vive diversos personagens que conquistaram as terras, os rios, as florestas:

VARADOURO: Espetáculo de RO selecionado pelo Rumos, do IC, será apresentado virtualmente

Foto: Divulgação

Nesse mês o público poderá prestigiar de forma gratuita e online o espetáculo Varadouro. O espetáculo é resultado de uma pesquisa realizada sobre a Oralidade e a Cameloturgia. Foi o nome do projeto selecionado no Programa Rumos Itaú Cultural Teatro/2010.

 

A live Varadouro  será realizada no período de 21 a 23 de janeiro de 2022 e foi contemplada no  Edital nº 34/2021/Sejucel-Codec -  2ª Edição Mary Cyanne. Prêmio de Produção artístico-cultural para transmissões ao vivo/gravadas – Lei Aldir Blanc.

 

Sobre o espetáculo Varadouro

 

No espetáculo Varadouro, o ator vive diversos personagens que conquistaram as terras, os rios, as florestas: o coronel de barranco, os aventureiros, os encantados, fazendo uma reflexão sobre os caminhos do ser humano e seus sentimentos diante da imensidão que transborda do rio e da floresta.

 

A pesquisa cênica envolveu práticas de criação, de formação e de pesquisa histórica baseada na oralidade e de sistematização de processos dramatúrgicos da cameloturgia.

 

O processo envolveu estudo e pesquisa cênica que teve como foco as narrativas e as memórias, buscando na oralidade: as crenças, os costumes e os traços culturais, de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença dos trabalhadores de diversas etnias (nacionalidades), no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, dando um sentido humano e universal, transformando o drama e as ações humanas da realidade social da época em composição de ações poéticas para finalização em um texto inédito para encenação/montagem do espetáculo Varadouro, ampliando a produ&c cedil;ão e a difusão da dramaturgia regional e nacional.

 

Trajetória

 

Varadouro foi apresentado no Teatro de Arena do Itaú Cultural, em São Paulo, depois foi selecionado pelo Edital Petrobras para circulação nacional no Maranhão e na Paraíba e fez diversas apresentações em Porto Velho, alcançando grande público.

 

 “Um Caminho Amazônico...”

 

O espetáculo Varadouro é uma viagem. É um caminho no meio do rio ao longo da floresta, nos trilhos da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, são memórias e narrativas de trabalhadores de diferentes nacionalidades. Cada dormente daqueles trilhos representou a morte de um trabalhador.

 

“Achamos importante fazer as apresentações para um grande público, pois o espetáculo faz uma emersão na história da cidade de Porto Velho e no principal marco do início da construção da história da cidade: a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Traz a tona as narrativas dos trabalhadores de mais de 40 nacionalidades que trabalharam na construção da maior obra da engenharia civil do Brasil da época. Vale conferir!”, enfatiza o diretor Chicão Santos.

 

Serviço

 

Espetáculo Varadouro

Período: 21 a 23/01/2022

Horário:

Transmissão: YouTube (https://youtube.com/user/biralourenco) | Facebook (https://www.facebook.com/biralourenco.lourenco)

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS