MOSTRA: Cena Negra na Amazônia continua nesta sexta com show de Sara Soul

Sarah Soul apresenta um show autoral com músicas inéditas que serão lançadas no seu próximo álbum chamado “correria”. Na programação, tem ainda aula de dança com Gu Ieladian

MOSTRA: Cena Negra na Amazônia continua nesta sexta com show de Sara Soul

Foto: Divulgação

Aula de dança, com Gu Ieladian, e show autoral de Sarah Soul -ambas de Rondônia, são o destaque da segunda noite da mostra “A Cena Negra Amazônica” nesta sexta-feira,6, às 19 horas, com transmissão pelo canal do Youtube e pelo Facebook do Teatro Ruante.

 

A programação tem duração, em média, de duas horas por noite e encerra neste sábado,7.

 

Os debates contarão com mediação e com intérpretes de Libras visando a acessibilidade da comunidade surda. A atividade é coordenada por Jamile Soares, idealizadora do projeto.

 

 

Estão participando artistas e coletivos dos estados do Pará, Mato Grosso, São Paulo e Rondônia. A mostra iniciou nesta quinta-feira,5, com a exibição do Curta-metragem Escreviventes, do Coletivo Negro Universitário UFMT/MT; e o espetáculo: Divinas Cabeças, do Coletivas Xoxós/PA.

 

O evento conta com apresentações de obras artísticas e debates sobre a temática afro diaspórica com artistas-pesquisadores do Brasil.

 

De acordo com Jamile Soares, a segunda edição da Cena Negra Amazônica vem para enaltecer a cultura negra e, por consequência, a cultura amazônica e de todo o país com obras artísticas, debates e roda de conversa.

 

Para ela, esta é uma forma de fortalecer o movimento negro amazônico, oportunizando a muitos artistas e ativistas negros e negras a mostrarem seus trabalhos, trocarem experiências e levarem informações primordiais para a sociedade. 

Lei Aldir Blanc

 

O projeto foi contemplado no Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª  Pacaás Novos Prêmio Para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artístico-Culturais – EIXO II, Categoria I – Artes Cênicas.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 06/05Aula de dança – Gu Ieladian / RO

 

Tutorial de uma coreografia, sentaDONA remix, uma música do estilo pop/bregafunk que está super em alta nas paradas músicais. A coreografia é baseada na original (coreógrafo Flávio Verne e do tiktok), com adaptações do canal da FitDance. Vai ser ensinado 50 segundos da música.

 

Sobre a artista

 

Gu Ieladian, amante da dança desde sempre (começou a dançar com É o Tchan), mas profissional como dançarina e professora de dança desde 2013. Já dançou em diversos eventos e lugares de Porto Velho, desde a Flor do Maracujá, Shopping, Mercado Cultural entre outros, já viajou para outros estados para concursos e workshops de dança (como Zumba, Kpop, FitDance), tendo até dado aula de dança fora do país (Irlanda, 2016). Já fez aula de diversos estilos de dança, mas atualmente trabalhando com FitDance e Danças Urbanas (como Jazz Funk).

 

Pocket Show – Sarah Soul / RO

 

Sarah Soul apresenta um show autoral com músicas inéditas que serão lançadas no seu próximo álbum chamado “correria”.

 

Sobre a artista

 

A cantora de 25 anos é natural de Porto Velho/RO e iniciou sua trajetória com a música muito cedo na igreja, influenciada pelas mulheres cantoras de sua família, sua mãe e tia. A artista vive da música há 5 anos fazendo shows em pubs, restaurantes, eventos corporativos e teatros. Ela canta e é inspirada por estilos como black music, jazz, blues, pop, r&b entre outros, e essas influências se refletem no seu trabalho autoral.

 

Dia 07/05: Curta-metragem performativo Sobre pele, palavras e decomposição – Amanara Brandão / RO

 

No curta-metragem Sobre pele, palavras e decomposição, o recurso do hibridismo de linguagens é utilizado para a criação de uma "experiência audiovisual literário-performativa" de celebração do movimento, da poesia cotidiana e da indocilidade dos corpos. Com textos autorais apresentados através de cinco breves cenas, a autora constrói sua poética audiovisual através das palavras, das luzes, da musicalidade, da corporeidade e da atuação performativa.

 

Ficha Técnica

 

Direção, texto e performance: Amanara Brandão Lube

Câmera e montagem: Rafa Brito Correia

Trilha sonora: João Belfort

Iluminação: Chicão Santos

Atriz convidada: Flávia Diniz

Fotos: Cleber Cardoso

Locação: Espaço Tapiri

Produção: Amanara Brandão Lube

 

Sobre a artista

 

Amanara Brandão Lube (24/11/97, Porto Velho/RO), artista afroamazônida - Atua na cena teatral nacional desde 2014 com o grupo O Imaginário e desenvolve trabalhos independentes como escritora, produtora cultural, performer e artista-pesquisadora em Performance Art. Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Rondônia.

 

Show Derramagoa de Mulher – Clarianas / SP

 

"Cânticos de Cura, Proteção e Asè" Clarianas apresenta neste show, cânticos para evocar a força de proteção e cura que tanto necessitamos neste momento específico do país e do mundo.

 

Ficha técnica

 

Cantadeiras: Naruna Costa/Martinha Soares/Naloana Lima

Violão e Viola: Giovani di Ganzá

Violino e Rabeca: Carla Raiza

Baixo: Augusto Iúna

Percussão: Jackie Cunha

Arranjos: Giovani Di Ganzá

Direção Musical: Naruna Costa

Equipe Técnica:

Roudie/Cenógrafo e iluminador: Rager Luan

Produtor: Washington Gabriel

Estudio 185

Direção audiovisual:Beto Mendonça

Câmeras: Gabi Oliveira e Bruno Marques

Técnico de som: Gustavo Du Vale

Parcerias:

Figurinos: Casa Cléo e Ateliê Sal

Jóias: Arte Ameríndia (ponte da Alice Haibara com  a arte das mulheres das tribos  Kaiapó, Xucuru, funiô e do Xingu)

Fotos: Nego Júnior e Bia Verella

 

Sobre o grupo

 

Clarianas é um grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil. A voz é o fio condutor que revela um amplo universo sonoro, genuinamente brasileiro, que vai desde os Cânticos indígenas aos Aboios Sertanejos, passando pelas Brincantes do Côco, Ladainhas do Catolicismo Popular, Sambas de Roda, Maracatus, Xotes, Rezas e Tambores Africanos.

 

Sobre a idealizadora do projeto

 

Jamile Soares é produtora, atriz e palhaça com 8 anos de experiência cênica, integrante dos coletivos Teatro Ruante, Trupe dos Conspiradores e Cia Peripécias. Com o Ruante foi ganhadora dos Prêmios Funarte de estímulo ao Circo 2019, Prêmio Sesc de Incentivo a Arte Cênica 2018 – (2018); com o mesmo coletivo integrou a produção da Mostra de Repertório do Teatro Ruante (2017 e 2018), como atriz atuou em diversos espetáculos dos grupos citados como Era uma vez João e Maria... e ainda é, CIDADE GRANDE, joão ninguém e Um inimigo do povo. Mais recentemente, participou do Curso de Extensão Estudos em Teatro Negro (2020), Curso em Dramaturgia Negra (2020) e do Grupo de Extensão em Crítica Teatral da UNIR.

 

Serviço

 

O QUE: Mostra A Cena Negra Amazônica (2ª edição)

QUANDO: Dias 05, 06 e 07 de maio de 2022 às 19h (horário de Rondônia).

ONDE: pelos canais do Teatro Ruante – YouTube e Facebook

MAIORES INFORMAÇÕES: (69) 99201-6765 e @teatroruante

 

Fonte: Assessoria

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito a isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS