SEDUC: Desfiles de bandas e fanfarras marcam a abertura do Festival Rondoniense Estudantil de Artes de RO

O festival tem como finalidade contribuir no desenvolvimento cultural dos estudantes

SEDUC: Desfiles de bandas e fanfarras marcam a abertura do Festival Rondoniense Estudantil de Artes de RO

Foto: Divulgação

A abertura do Festival Rondoniense Estudantil de Artes (Fera), edição de 2022, que contou com um desfile de bandas e fanfarras de diversas escolas do interior e da capital de Rondônia, em comemoração ao Dia do Estudante, aconteceu nesta quinta-feira,11, no Espaço Alternativo, em Porto Velho.
 
 
O festival tem como finalidade contribuir no desenvolvimento cultural dos estudantes, estimulando-os a participarem de atividades que possam despertar ou potencializar aptidões específicas, nos segmentos artísticos de música, pintura, dança, cinema e teatro, revelando os talentos artísticos dos alunos de toda a Rede Estadual de Ensino.
 
 
Idealizado pela Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar, e pelo Núcleo de Arte e Cultura Escolar da Secretaria de Estado da Educação - Seduc, o desfile contou com a participação das escolas estaduais dos municípios de Porto Velho, Rolim de Moura, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Cerejeiras.
 
 
A gestora da Seduc, Ana Pacini apontou que a realização do Fera neste ano significa um resgate do concurso de bandas e fanfarras, que teve a primeira edição realizada em 2019, e por conta da pandemia da covid-19, não aconteceu nos últimos anos.
 
 
“É um evento muito importante para todos nós, pois resgata a cultura local. E no Dia do Estudante, nos reunimos para prestigiar as apresentações de bandas e fanfarras das nossas escolas. Promover a cultura, nos motiva a investir nos eventos dessa natureza que envolvem os estudantes nas mais diversas vertentes culturais”, declara Ana Pacini.
 
 
Antes do início dos desfiles, houve uma homenagem em memória aos profissionais, que contribuíram com seus trabalhos para o desenvolvimento educacional, no esporte e na cultura do estado de Rondônia.
 
 
ESCOLAS PARTICIPANTES
 
 
Participaram do desfile de bandas, os colégios Tiradentes da Polícia Militar de Ji-Paraná (CTPM IV), com a banda “Acordes para o Futuro” e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Guajará-Mirim (CTPM X). Depois, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulysses Guimarães, de Porto Velho, também se apresentou com a banda musical “Phoenix/Bamugu”. Na apresentação das fanfarras simples, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo de Almeida Neves, de Cerejeiras, se apresentou com o grupo “Fantaves”.
 
 
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Maria Celeste, de Guajará-Mirim se apresentou no segmento fanfarra de percussão, com a banda rítmica “Celeste Trovejante”, composta por 40 integrantes, distribuídos entre corporação e comissão de frente.
 
 
Em seguida, a fanfarra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade de Candeias do Jamari, com a banda autointitulada “Fancda”. Ainda com as fanfarras de percussão, a Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Simón Bolívar, de Guajará-Mirim se apresentou com a fanfarra rítmica tradicional “Fênix”, o público presente aplaudiu bastante a performance.
 
 
Depois, a fanfarra corporação rítmica tradicional “Dragões de Ouro”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Salomão Silva, de Nova Mamoré, fez sua apresentação, seguida da fanfarra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cândido Portinari, de Rolim de Moura, com o grupo “Fancap”.
 
 
O desfile foi encerrado com a fanfarra rítmica tradicional do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, de Porto Velho, com o grupo “Fandutra”, criado em junho de 2019, para participar da primeira fase do Fera, em que obteve a 2ª colocação.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS