COMUNICAÇÃO: Encontro debate a importância do jornalismo na defesa da democracia

O evento gratuito acontecerá durante uma semana e abordará temas de grande relevância para a comunicação

COMUNICAÇÃO: Encontro debate a importância do jornalismo na defesa da democracia

Foto: Divulgação

 

O primeiro Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR) retratará a importância do jornalismo na defesa da democracia no dia 15 de novembro (terça-feira). No mesmo dia, o CANOAR também abordará as memórias do jornalismo rondoniense. A programação do feriado de 15 de novembro ocorre na Escola do Legislativo de Rondônia, com início às 16h e encerramento às 22h. 
 
 
 
A exposição “Memória do Jornalismo Rondoniense” inicia às 16h e conta com a participação das jornalistas Sara Duque Estrada e Luiza Archanjo. Já o debate “A importância do jornalismo na defesa da democracia” tem início às 19h e terá as presenças de jornalistas de renome nacional. Juliana Dal Piva, do UOL, Gabriela Biló, da Folha de São Paulo e Geremias do Santos, presidente da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço Brasil) são os convidados do painel, que será mediado pela professora da UNIR Evelyn Morales.
 
 
 
A jornalista Sara Duque Estrada, participante da exposição “Memória do Jornalismo Rondoniense”, comentou  sobre a relevância de um evento da realização do CANOAR, por trazer importantes discussões em torno da comunicação. “O mundo das ideias em debate traz crescimento e evolução, sendo também uma das melhores formas de entender posicionamentos e os melhores caminhos a trilhar. Um evento como o CANOAR contribuirá para o discernimento entre os limites e as possibilidades do momento em que vivemos”, destacou Sara. 
 
 
 
O presidente da Abraço Brasil, Geremias dos Santos, entende que o evento será “uma oportunidade de enriquecimento intelectual para os atuantes da área de comunicação, pois defende que é através da defesa da democracia que é possível ter uma “comunicação livre e formadora de consciência social”. O representante das rádios comunitárias adianta que mostrará “uma série de perseguições sofridas pelas emissoras comunitárias, que historicamente lutam por liberdade e democracia”, salientou o presidente da Abraço Brasil.
 
 
 
O CANOAR será uma oportunidade de entender as mudanças nos processos comunicacionais e a importância social do jornalismo, através de uma reflexão sobre o atual cenário. O evento está progamada para o período de 14  a 19 de novembro, na Escola do Legislativo.
 
 
 
Organização
 
O CANOAR é um evento organizado pelo Departamento Acadêmico de Comunicação (DACOM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que abriga o curso de Jornalismo. O curso foi fundado em 2002 em Vilhena e há dois anos passou a funcionar em Porto Velho. Esta será uma oportunidade de apresentar de que forma o curso de Jornalismo da UNIR pode contribuir socialmente para a capital, formando profissionais conhecedores de diferentes realidades, pois o evento contará com convidados de todas as cinco regiões do Brasil. 
 
 
Conheça os participantes do segundo dia do CANOAR
 
Sara Duque Estrada
 
Jornalista, já ganhou o Prêmio Nacional de Ideias Inovadoras do Governo Federal por sua atuação na Rádio Nacional. A paranaense já atuou como professora universitária de diversos cursos da área da comunicação em Porto Velho.
 
Luiza Archanjo
 
Luiza é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista, e atua como assessora de comunicação do Ministério Público Federal em Rondônia.
 
Juliana Dal Piva
 
A jornalista é colunista do UOL, autora de “O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro” e apresentadora do podcast “A vida secreta de Jair”. Foi repórter especial do jornal O Globo e da revista Época.
 
 
Geremias dos Santos
 
É presidente da Abraço-Brasil, a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.
 
 
Gabriela Biló
 
Formada em Jornalismo (PUC), tem 10 anos de carreira com passagens pela Agência Futura Press e O Estado de S.Paulo. Vencedora dos prêmios Vladimir Herzog, IREE, Mulher Imprensa e finalista do prêmio internacional LOBA, da Leica, além de 10 ‘Prêmios Estadão’.  Está na Folha S.Paulo desde 2022.
 
 
Apoiadores do CANOAR
 
O CANOAR conta com parceiros importantes para a sua realização: Santo Antônio Energia, Escola de Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron, Escola do Legislativo de Rondônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, Federação do Comércio do Estado de Rondônia - Fecomércio-RO, Rondônia ao Vivo, Rede Evolução, Águas Kaiary, Cacau Show, Barracão do Jair, Churrascaria Paraná, Associação dos da UNIR - ADUNIR, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UNIR - NUCSA.
 
 
 
Serviço
 
Quando: 14 a 19 de novembro
 
Inscrição: gratuita
 
Como se inscrever: acessando www.canoar.unir.br 
 
Para quem: jornalistas, publicitários/as, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores, público em geral.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS