CINEMA: Cine Veneza exibe filme Titanic em homenagem aos 25 anos do seu lançamento

CINEMA: Cine Veneza  exibe filme Titanic em homenagem aos 25 anos do seu lançamento

Foto: Divulgação

Em homenagem ao 25 de lançamento do filme Titanic, o Cine Veneza, no centro de Porto Velho, RO, incluiu em sua programação a exibição do longa, que fica em cartaz até a próxima quarta-feira,15/2. A exibição acontece sempre às 19h. Você poderá acompanhar a história de amor entre os jovens Jack Dawson e Rose Dewitt Bukater no luxuoso navio. Promoção para todos: R$ 15,00.

 

Conheça a História ( autor: Brasil Escola)

 

O longa-metragem aborda a colisão do Royal Mail Steamer (RMS) Titanic com um iceberg e posterior naufrágio no dia 15 de abril de 1912. O Titanic foi considerado o maior e mais luxuoso navio de passageiros do mundo.

 

Além desse acontecimento, o filme Titanic mostra um lado de ficção: a história de amor Jack Dawson e Rose Dewitt Bukater, dois jovens que, em apenas quatro dias de viagem, apaixonam-se. O final, dramático, é conhecido pelo mundo há 25 anos: o mocinho morre de hipotermia e a mocinha sobrevive. Aos 88 anos, Rose narra a história.


Filme Titanic


O filme Titanic estrou nos cinemas no início de 1998. Na época, jovens e adultos lotaram as sessões de cinema em shoppings e outros espaços. O longa-metragem era tão disputado que alguns espectadores precisaram sentar-se no chão. Alguns ficaram tão fãs da produção que chegaram a vê-la mais de uma vez.

 

Titanic ganhou diversos prêmios, entre os quais 11 estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor filme de 1998. James Cameron, conhecido pelo filme "Avatar", também ganhou a estatueta de melhor diretor.

 

O diretor e os atores durante a gravação do filme

 

Na época com pouco mais de 20 anos, os atores intérpretes de Jack (Leonardo Di Caprio) e Rose (Kate Winslet) tornaram-se atores de renome e famosos por trabalhar em diversas produções.

 

História do navio Titanic

 

O navio Titanic começou a ser construído em 1909, na Irlanda do Norte, e foi entregue em 1911. O navio foi o segundo de uma série de três transatlânticos pertencentes à empresa White Star Line.


Estima-se que o custo da construção do RMS Titanic tenha sido de 7,5 milhões de dólares à época. Considerando que o navio foi finalizado em 1911, o valor nos dias atuais, corrigido de acordo com a inflação, seria de mais de 234 milhões de dólares.


Veja abaixo curiosidades sobre o navio Titanic:


• As principais características do Titanic eram o luxo e a decoração rica em ornamentos;
• O navio era composto por 840 cabines dividas em três classes;
• Entre as instalações, destacavam-se restaurantes, piscinas e salões de jogos e de leitura;
• Foi classificado como um navio inafundável por ter um sistema de segurança com 16 compartimentos que impediriam a entrada de água;
• A velocidade máxima do RMS Titanic era de 23 nós, ou 42,5 km/h;
• O Titanic despejava cerca de 100 toneladas de cinzas no oceano diariamente, decorrente do carvão queimado para o seu funcionamento;
• O custo para dormir na primeira classe do Titanic à época (1912) era de 150 dólares, o equivalente a, aproximadamente, 4500 dólares no presente.

 

Náufrágio do navio Titanic

 

O náufrágio do navio, retratado no filme Titanic, que volta aos cinemas depois de 25 anos de lançamento, é lembrado como um dos piores acidentes da história da navegação marítima.

 

Millvina Dean (1912-2009), a última sobrevivente do Titanic, em foto de 2002 Getty Images

 

A história do naufrágio do Titanic começou em 10 de abril de 1912, quando mais de 2.200 pessoas embarcaram no navio no porto de Southampton, na Inglaterra, rumo à cidade de Nova Iorque. Quatro dias depois, o navio colidiu-se com um iceberg e naufragou às 2h20 do dia 15 de abril de 1912.


Mais de 1.500 vidas foram perdidas com o naufrágio do RMS Titanic. Entre os mortos no acidente, estava o capitão do navio, cujo corpo não foi recuperado. O navio que veio ao resgate dos passageiros e tripulantes do RMS Titanic deixou o local às 8h50 da manhã, com 705 sobreviventes.


De acordo com investigação feita pela National Geographic depois da descoberta dos destroços, o Titanic quebrou ao meio antes de afundar.


Os destroços do navio, retratado no filme Titanic, que volta aos cinemas após 25 anos, passaram a ser protegidos pela Unesco no ano de 2012 pela sua relevância como Patrimônio Cultural Subaquático.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS