CARNAVAL 2023: Bloco Boto Curumim vai animar foliões com graça e cultura neste domingo em PVH

Este ano a concentração do Boto Curumim será na Castanheira Centenária, do bairro Arigolândia.

CARNAVAL 2023: Bloco Boto Curumim vai animar foliões com graça e cultura neste domingo em PVH

Foto: Divulgação

Criado por iniciativa independente com intuito de fomentar a cultura portovelhense, o Bloco Infantil Boto Curumim, desfila neste domingo (19) na capital de Rondônia. Segundo a presidente do bloco Izabel Cristina, seguindo o objetivo de incentivar as crianças sobre o contexto histórico e a riqueza natural de Porto Velho, este ano a concentração do Boto Curumim será na Castanheira Centenária, do bairro Arigolândia.

 

Izabel conta que o bloco nasceu através da Associação Instituto Babaçu da Amazônia AIBA que vem desde 2019, realizando a iniciativas que promovem a essência do patrimônio natural de Porto Velho.

 

“Para incentivar a Cultura de um povo, precisamos promover desde a infância, o pertencimento junto com a população promovendo assim, um movimento Cultural com as crianças e famílias”, ressalta, acrescentando que, desta vez, o fomento à cultura portovelhense ampliou parcerias, e conta com ao apoio das famílias Mendonça e Brasil, representadas por Edvan Mendonça Brasil, o ‘Sr Bambam’.

 

O novo parceiro fala de suas memórias afetivas no Arigolândia, que na sua infância era conhecido pelos portovelhenses como bairro dos Arigós.

 

História

 

“Os migrantes nordestinos que se alojaram por aqui, ajudaram a construir a nossa cidade, a EFMM (Estrada de Ferro Madeira Mamoré) e fazem parte da nossa cultura. São muitas histórias afetivas do grandioso Arigolândia”, recorda.

 

Além de ser um apaixonado por Carnaval, Sr Bambam também foi idealizador de várias festas no bairro até os dias de hoje como as da Escola de Samba Castanheira, muito tradicional na capital.

 

Ao ser convidado por Izabel Cristina, não pensou duas vezes, e criou o bloco Chupa Mais Não Baba exclusivo para as famílias como padrinho do Boto Curumim para juntos, espalharem alegria neste Carnaval.

 

Para a jornalista Jussara Gottlieb, escolher residir no bairro histórico Arigolândia foi uma escolha acertada. Há 50 anos, ela acompanha tudo que acontece e hoje, a trajetória motiva seus netos a conhecerem melhor a história dos Arigós que motivaram o nome do bairro, a linda Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vista e admirada do Rio Madeira de onde todos que passam fazem suas orações.

 

Castanheira lendária

 

Jussara lembra que Castanheira lendária, árvore centenária tombada pela Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) cuja imagem gigantesca inspirou o bloco, também faz parte do cenário histórico do bairro através da Escola de Samba da Castanheira, que reunia moradores do bairro em desfiles inesquecíveis dos quais ela fez parte.

 

“Tudo remete a um amor pelo Arigolândia, e faz parte da nossa história”, salienta.

 

A gratidão da jornalista pelos amigos por toda sua história começou ainda no Projeto Rondon, e agora invade a história de vida dela e o coração, com filhos e netos nascidos em Rondônia. De Porto Alegre para Porto Velho, ela traz na bagagem, lembranças de uma vida permeada pela gratidão e amor a essa terra chamada: Rondônia!

 

SERVIÇO/ABADÁS

 

Os Abadás infantis do Bloco Boto Curumim estão disponíveis nos tamanhos de 2 a 14 anos. Adultos nos tamanhos P, M G e GG. A Concentração dos foliões será no domingo, a partir das 15 horas na Castanheira Tradicional ao lado do Estádio Aluízio Ferreira. O contato para aquisição e mais informações é o 69.99984-4569 Izabel Cristina.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS