RAP: Podcast da Unir é apresentado em universidades de Moçambique, na África

Segundo episódio do Barras Maning Arretadas aborda a cidade de Chimoio, em Moçambique e foi exibido pelo professor coordenador em três universidades de Moçambique

RAP: Podcast da Unir é apresentado em universidades de Moçambique, na África

Foto: Divulgação

O segundo episódio do podcast Barras Maning Arretadas, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), está ganhando repercussão internacional, ao ser apresentado em universidades de Moçambique. Neste episódio, estudantes dos cursos de Jornalismo e de Ciências Sociais retrataram a história e desenvolvimento do rap da cidade de Chimoio, na região Centro de Moçambique.

 

A repercussão internacional se dá porque o professor coordenador está participando de uma maratona de eventos em três universidades de Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane, Escola Superior de Jornalismo e Universidade Pedagógica de Maputo. Essa maratona envolve conferências internacionais, oficinas e aulas. O professor iniciou as atividades no dia 14 de abril e termina na sexta-feira (21).

 

 

O principal evento que o professor participou em Moçambique foi a I Conferência Internacional e Inter-regional de Hip Hop Moçambicano, que contou com a University College Cork da Irlanda, como uma das organizadoras. Além disso, a Universidade Eduardo Mondlane e o projeto internacional de pesquisas em rap, CIPHER, foram coorganizadoras do evento. Um grupo de pesquisa e extensão da UNIR, o BARRAS - Bloco de Ações em Rap, Rádio e Ausências Sonoras -, coordenado pelo professor Carlos Guerra Júnior, foi um dos coorganizadores da Conferência Internacional.

 

O professor ainda participou do “Seminário Internacional Jornalismo e Design para Moçambique - Outras Narrativas” na Universidade Pedagógica de Maputo e um Webinar no Centro de Estudos Africanos, ambos na quarta-feira (20). Já na quinta-feira (21), a agenda do professor contou com uma palestra sobre rap na Escola Superior de Jornalismo e uma aula sobre podcast para o curso de Jornalismo na Universidade Eduardo Mondlane. Na sexta-feira (22), o professor encerra as atuações em Moçambique com uma formação em podcast para a Universidade Pedagógica de Maputo.

Nesses espaços, houve um destaque para o podcast produzido por três estudantes da UNIR. Os produtores do podcast são Estéfane Moraes (Ciências Sociais), Mateus Santos (Jornalismo) e Márcia Chaves (Jornalismo). Além dos estudantes, a sonoplastia contou com colaborações de Pisto Rey, do México, e IMBLGK, de Moçambique. O trabalho contou com entrevistas exclusivas com 13 rappers da cidade de Chimoio, e o produto de 94 minutos traz detalhes sobre o surgimento e desenvolvimento do rap da cidade, retratando as dificuldades, as exclusões regionais e os projetos internacionais.

 

Esse produto pode ser conferido no Youtube e Spotify do projeto Barras Maning Arretadas:

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=S3eQGmX0jmI


Spotify: https://podcasters.spotify.com/pod/show/barras-maning-arret/episodes/BMA-Podcast---Episdio-2---Chimoio-e227le6/a-a9le99f

 

O podcast pode ser conferido nas plataformas YouTube (neste link) e Spotify (neste link).

 

Outras repercussões

 

Quatro sites de rap e um importante site de entretenimento de Moçambique, o Moz Entretenimento, deram destaque ao podcast feito por estudantes da UNIR, que foi lançado como uma prévia do I Conferência Internacional e Inter-regional de Hip Hop Moçambicano, o principal evento acadêmico de hip hop já realizado em Moçambique.

 

Os sites que divulgaram o podcast da UNIR foram o Rap Mais e Jornal do Rap. Além disso, os sites Underground Lusófono e Bocada Forte são parceiros contínuos do evento. Segundo informações do professor Carlos Guerra, o Underground Lusófono foi criado por um produtor angolano, Daniel Macedo, sendo o primeiro site responsável por fazer uma integração no rap dos países de língua oficial portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau. O Bocada Forte é pioneiro na América Latina em divulgar a música rap.

 

Sobre o projeto

 

O podcast sobre Chimoio foi desenvolvido no âmbito do projeto Barras Maning Arretadas, que iniciou em 2020, a partir de um desafio de rimas, criado por rappers e produtores de quatro cidades moçambicanas: Beira, Quelimane, Nampula e a própria Chimoio. Com a chegada do professor Carlos Guerra Júnior, o desafio de rimas foi expandido para mais de 20 países. Neste ano, tornou-se um projeto institucionalizado pela UNIR e, por isso, têm agregado estudantes da UNIR na produção.

 

O Barras Maning Arretadas faz parte de um projeto mais amplo, denominado BARRAS - Bloco de Ações em Rap Rádio e Ausências Sonoras, que agrega produções radiofônicas, pesquisas sobre rap, rádio e Design Gráfico, voltado para a produção de revistas.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS