DE RONDÔNIA: Mestre Bainha vence 'Grande Prêmio do Carnaval Brasileiro' promovido pela Fenasamba

Ele concorreu com grandes nomes nacionais na categoria masculina

DE RONDÔNIA:  Mestre Bainha vence 'Grande Prêmio do Carnaval Brasileiro' promovido pela Fenasamba

Foto: Divulgação

O porto-velhense Mestre Bainha foi o vencedor do Grande Prêmio do Carnaval Brasileiro na categoria masculina "Bambas do Samba". O título é conferido pela Fenasamba - Federação Nacional das Escolas de Samba. O prêmio será entregue no Congresso Nacional do Samba, na cidade de Corumba- MS, de 21 a 23 de julho deste ano.

 

Ele concorreu com nomes de destaque nacionalmente, como Claudio Brito, do Rio Grande do Sul; e Mestre Dionizio, do Rio de Janeiro, porém prevaleceu a história do Mestre Bainha como compositor, diretor de harmonia, mestre de bateria e carnavalesco, enaltecendo o samba em Rondônia desde 1948, quando iniciou sua trajetória.

 

Quem é Mestre Bainha

 

Waldemir Pinheiro da Silva, conhecido no mundo do samba e no meio cultural como Mestre Bainha, é Carnavalesco, compositor, diretor de harmonia, diretor de bateria e ritmista. Foi eleito o primeiro Cidadão do Samba de Porto Velho.

 

Boêmio nato, ele iniciou sua carreira profissional muito jovem. Prestes a completar 85 anos de idade, ainda está na ativa, participando de rodas de samba na cidade de Porto Velho, compondo para várias entidades culturais, orientando e assessorando as questões que envolvem o carnaval e o samba.

 

Sua obra já recebeu inúmeras homenagens, troféus, prêmios e títulos, tendo até mesmo documentários produzidos sobre o seu trabalho.

 

Ele compõe sambas enredos, marchinhas de carnaval e muito samba de roda, samba canção e samba exaltação, alguns em autoria solo e outros em parceria com seus parceiros Oscar Knightz e Zé Baixinho, reconhecidos pela comunidade do samba comoTrio de Ouro, sempre impondo respeito nos quesitos: letra, música, poesia e melodia.

 

É pioneiro na realização de desfiles das Escolas de Samba. Foi fundador da primeira agremiação da cidade, o "Gres Os Diplomatas". Atualmente faz parte da Ala de compositores do "Gres Asfaltão",


Tanto à Asfaltão quanto a Diplomatas já prestaram homenagem ao Mestre Bainha na avenida com enredos sobre sua obra, contribuição ao Carnaval e as escolas de samba.


Ele foi criador do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Carnaval de Porto Velho e deu nome à diversas alas das escolas de samba.

 

O Mestre Bainha foi pioneiro ao introduzir a cuíca na bateria das escolas de samba de Porto Velho e é um recordista na apresentação de mais de 100 shows filantrópicos.

 

Por fim, bainha é um dançarino por natureza

 

Veja os vencedores das outras categogias


1-Categoria "Benemérito da Folia"

Amanda Nunes - Primeira dama de Corumbá(MS)

2- "Bambas do Samba" (mas. E Fem.)
Waldemir Pinheiro da Silva - Mestre Bainha(RO)

Onira Pereira(RS)

3- "Social Nota 10"

Projeto Social Samba se Aprende na Escola, Sociedade Rosas de Ouro(SP)

4- "Mestre da Administração"

Edson Neto, Presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória - LIEGES(ES)

5- "Musa Cidadã"

Gina Assis - Artista e passista(SC)

6- "Resistência Carnavalesca"

Mestre Manuel Dionísio(RJ)

G.R.E.S. Portela(RJ) 


Fonte da Biografia do Bainha: Alipio Pinheiro - (Professor e Metre em Historia)

 

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS