INDÍGENAS: Documentário 'Karitiana: Origem e Existência' estreia em 16 de junho

Esse é um projeto que pretende dar visibilidade a luta pela demarcação do território sagrado do povo Karitiana e mostrar as narrativas germinares desta cultura

INDÍGENAS: Documentário 'Karitiana: Origem e Existência' estreia em 16 de junho

Foto: Divulgação

É preciso conhecer a nossa história. O documentário “Karitiana: Origem e Existência”, tem como objetivo dar visibilidade a narrativa dos povos originários, através da história de seu surgimento.

 

O projeto, que tem patrocínio do Banco da Amazônia e Governo Federal, estreia virtualmente em 16 de junho na página do MIIS-Museu Imaterial da Imagem e Som de RO - https://miis-ro.org.

 

Meireles Karitiana, conhecedor da medicina e Cizino Karitiana, elo entre o sagrado e o território do seu povo apresentam o mito de origem e da história deste povo em seu território sagrado, narrando o início do povo Karitiana e sua relação com a terra.

 

O povo Karitiana se constitui de cinco aldeias, sendo quatro delas localizadas dentro do seu território demarcado na BR 364 entre Rondônia e o Acre, na Região Amazônica. A quinta delas fica em outra localidade, na margem do Rio Candeias, no município de Candeias do Jamari, território ancestral, onde por muitas e muitas gerações do povo Karitiana se estabeleceu. O cacique e pajé Cizino Karitiana faz parte desta aldeia chamada Byiyty Osop Aky: Fio do Cabelo do Neto de Deus.

 

O documentário chama atenção para esta narrativa tão essencial para a preservação da história dos povos originários, sendo essa uma das muitas narrativas de origem dos mais de duzentos povos indígenas espalhados pelo Brasil.

 

Esse é um projeto que pretende dar visibilidade a luta pela demarcação do território sagrado do povo Karitiana e mostrar as narrativas germinares desta cultura.

 

 

Serviço

 

Lançamento do documentário: Karitiana: Origem e Existência

Data: 16/06/2023

Local: Site https://miis-ro.org.

--

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS