A ideia é auxiliar artistas e produtores a compreenderem as etapas do processo
Foto: Ariel Argob
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em setembro, os artistas e produtores culturais do distrito de São Carlos, no Baixo Madeira, terão dois dias de auxílio para a compreensão das etapas de realização de projetos culturais através da oficina: “Da ideia à realização: Iniciação à produção de
projetos culturais”.
A ação acontecerá na escola municipal Henrique Dias, no distrito, dias 02 e 03 de setembro das 09h às 12 horas e das 15h às 18 horas. O objetivo é que sejam realizadas reflexões e experimentações do processo deprodução cultural, sendo elas: pré-produção, execução e pós-produção. Além disso, a oficina também abordará outros aspectos da produção cultural, como: ferramentas de gestão de projetos, apresentação de currículo e portfólio, gestão financeira, prestação
de contas, etc.
A oficina será ministrada pela mestranda e técnica especializada em Artes Cênicas no Sesc Rondônia, Andressa Batista (AC). A atividade também busca valorizar as produções culturais locais.
Serão 20 vagas disponíveis de forma presencial. As inscrições para a oficina podem ser realizadas pelo telefone (69) 9.9214-3318, através da produtora local Berenice Simão, a partir do dia 21 de agosto de 2023.
Sobre a oficineira
Andressa Batista (AC) é Licenciada em Artes Cênicas: Teatro (2013) e Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2015) pela UFAC, graduada em Produção Cultural (2021) pela UNICID e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (2021-2023) pela UFAC. Atuou como docente de Arte (2013-2016) na Rede de Ensino do Estado do Acre, ocasião em que foi finalista nos Prêmios professores do Brasil (2015) e Arte na Escola (2016).
Desde 2017 atua como Técnica Especializada em Artes Cênicas no Sesc Rondônia, participando regularmente de curadorias, atuando como gestora cultural e respondendo pelas programações nas áreas de circo, teatro e dança. Integra desde 2017 a curadoria dos projetos Palco Giratório e Sesc Amazônia das Artes. Trabalha como produtora cultural há mais de dez anos, produzindo grupos, projetos e eventos de teatro, dança e circo.
Foi premiada nos editais 77, 83 e 86 (2020) e editais 31 e 34 (2021) da Lei Aldir Blanc no estado de Rondônia, é gestora da Semear Cultura e autora dos Livros Breve Manual de Produção Cultural para Artistas Independentes (2021) e Lara vai ao teatro (2022).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!