ONLINE: UNIR oferece curso gratuito sobre literatura da Amazônia na sala de aula

Podem participar professores da educação básica da rede pública; professores da educação básica da rede privada; estudantes regulares e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da área de Letras ou afins

ONLINE: UNIR oferece curso gratuito sobre literatura da Amazônia na sala de aula

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Descolonizando saberes: a literatura da Amazônia na sala de aula”. Voltado para atender a demanda de aperfeiçoamento ou formação continuada dos professores da Educação Básica (pública ou privada), o curso será remoto, possibilitando a participação de pessoas de todo o país. São ofertadas 100 vagas. Os interessados podem realizar as inscrições gratuitamente até dia o dia 10/10, neste link.

 

Podem participar professores da educação básica da rede pública; professores da educação básica da rede privada; estudantes regulares e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da área de Letras ou afins.

 

A iniciativa é dos Departamentos de Línguas Estrangeiras (Dale) e Línguas Vernáculas (Dalv) da UNIR, com apoio do Mestrado em Estudos Literários (PPGMEL), sob a coordenação das professoras Juliana Bevilacqua Maioli e Heloisa Helena Siqueira Correia. Além refletir e apresentar propostas sobre o ensino da literatura na educação básica, o curso também buscará promover a circulação e o fomento da leitura dos textos produzidos na Amazônia, os quais ainda são pouco difundidos em outras regiões do Brasil.

 

 

Compreendendo a literatura enquanto instância privilegiada de expressão de vozes e memórias historicamente silenciadas, as aulas aprsentarão ao público autores e textos literários amazônicos que tanto devem contribuir para a desconstrução dos estereótipos sobre a região, quanto podem ensejar a reflexão crítica e o questionamento das verdades impostas como universais, uma vez que oferecem a possibilidade de intervir e apontar outras visões e perspectivas sobre a história, culturas e alteridades coexistentes na Amazônia, a partir da valorização de suas tradições, saberes e memórias ancestrais.

 

Nesse sentido, a literatura incentiva o exercício do pensamento crítico fundamental para o processo de descolonização dos saberes, exercendo, portanto, um papel fundamental na construção de valores democráticos, alicerçados nos princípios da interculturalidade e do respeito mútuo à diversidade e a Natureza.

 

Docentes e pesquisadores da UNIR e de outras Instituições públicas de ensino da região Amazônica ministrarão as aulas do curso, que possui carga horária total de 40h, com certificação, e aulas síncronas e atividades assíncronas. A programação completa está disponível abaixo.

 

Curso Descolonizando saberes: a literatura da Amazônia na sala de aula

Inscrições: até 10 de outubro, neste link

Início das aulas: 16 de outubro

Formato: remoto

 

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail descolonizarsaberes@gmail.com

 

Fonte: Assessoria/Unir

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS