CARNAVAL RJ 2024: Veja quem é a escola de samba campeã

Nesta Quarta-feira de Cinzas, 14, foram reveladas as notas das escolas de samba do Carnaval no Rio de Janeiro. Saiba qual a agremiação campeã

CARNAVAL RJ 2024: Veja quem é a escola de samba campeã

Foto: Reprodução

Aconteceu nesta quarta-feira, 14, a apuração que confirmou o título da Unidos do Viradouro como campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024. Ao todo, foram nove quesitos avaliados, com quatro jurados em cada um.Ao longo dos anos, os resultados eram divulgados na Praça da Apoteose, mas em 2024 a apuração ocorreu na Cidade do Samba, localizada em um Centro Cultural carioca. O processo teve início às 16h (horário de Brasília).
 
Vice-campeã em 2023, no ano seguinte a Viradouro conseguiu se consagrar campeã do Carnaval Carioca. Este é oficialmente o terceiro título da escola, sendo o último conquistado em 2020.As escolas ainda aguardam uma decisão da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), pois algumas agremiações enviaram um ofício para a instituição alegando que a Viradouro ultrapassou o limite de integrantes na comissão de frente, o que pode fazer a escola perder 0,5 pontos.Porém, isso não impedirá o título da escola oriunda de Niterói, já que sua primeira colocação foi conquistada com 270 pontos ao todo, enquanto a segunda colocada, a Imperatriz, ficou com 269,3 pontos, com uma diferença de sete pontos da campeã.
 
Carnaval do RJ: enredo da escola campeã
 
A campeã do carnaval do Rio, a Viradouro, trouxe um enredo baseado nas crenças voduns de povos africanos e na força das mulheres que formavam a poderosa irmandade de guerreiras, intitulado “Arroboboi, Dangbé”.
 
A comissão de frente chamou a atenção com uma enorme serpente, que surgia entre o balé e deslizava pelo chão da Sapucaí.
 
Carnaval do RJ: quais foram as escolas rebaixada e quem vai participar dos Desfile das Campeãs
 
O Desfile das Campeãs acontecerá no sábado subsequente ao Carnaval, 17, e contará com as seis melhores escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Na edição de 2024, as escolas que vão participar serão Viradouro, Imperatriz, Grande Rio, Salgueiro, Mangueira e Portela.Dentre a escola rebaixada, quem vai disputar a divisão de acesso em 2025 será Porto da Pedra.
 
Carnaval do RJ: classificação final
 
Com a vitória da Viradouro, confira como ficou cada colocação do Grupo Especial das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro:
 
Desfile escolas de Samba Rio de Janeiro: maiores campeãs
 
Com as disputas de escolas de samba acontecendo desde 1932, a primeira campeã foi a Estação Primeira de Mangueira, com um enredo que trazia como tema "Sorrindo ou Na Floresta".A maior campeã é a Portela, com 22 títulos. Seu último título foi em 2017, há sete anos, e mesmo assim é a escola soberana com mais conquistas. Na vice-liderança está a Mangueira, a primeira campeã já citada.
 
Confira quem são todas as campeãs do carnaval carioca:
 
1. Portela - 22 títulos
2. Estação Primeira de Mangueira - 20 títulos
3. Beija-Flor de Nilópolis - 14 títulos
4. Acadêmicos do Salgueiro - 9 títulos4. Império Serrano - 9 títulos4. Imperatriz Leopoldinense - 9 títulos
5. Mocidade Independente de Padre Miguel - 6 títulos
6. Unidos da Tijuca - 4 títulos
7. Unidos de Vila Isabel - 3 títulos7. Unidos do Viradouro - 3 títulos
8. Unidos da Capela - 2 títulos9. Acadêmicos do Grande Rio - 1 títulos
9. Estácio de Sá - 1 títulos9. Prazer da Serrinha - 1 títulos9. Recreio de Ramos - 1 títulos9. Vizinha Faladeira - 1 títulos
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura deAriquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS