RESISTÊNCIA: Documentário sobre tragédia na Amazônia é premiado em Pernambuco

O documentário apresenta a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, pelas vozes de filhos e netos de trabalhadores da obra, povos originários e porto-velhenses que relembram o violento processo de ocupação do território

RESISTÊNCIA: Documentário sobre tragédia na Amazônia é premiado em Pernambuco

Foto: Divulgação

O documentário “Resistência”, dirigido por Juraci Júnior, foi vencedor de três categorias na 17ª edição do Festival de Cinema Curta Taquary, que aconteceu de 16 a 22 de março, na cidade de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco. O filme participou da mostra “Por Um Mundo Melhor” e conquistou os prêmios de melhor som, para Leandro Marques, melhor edição, para Vinícius Lima e Rafael Suarez e melhor figurino para Ricardo Almeida e Juraci Júnior.


O documentário apresenta a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, pelas vozes de filhos e netos de trabalhadores da obra, povos originários e porto-velhenses que relembram o violento processo de ocupação do território e das tantas mortes que aconteceram durante a construção da ferrovia, no final do século XIX. O filme também foi exibido na cidade do Rio de Janeiro, na programação oficial do 17º Festival Visões Periféricas, com sessões no Cinema Nova Brasília, no Completo do Alemão e na Estação Net Botafogo, na zona sul carioca, entre 20 e 24 de março.

 

 

Curta Taquary


O Curta Taquary é um festival de curtas-metragens nacionais e internacionais realizado na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, e está na sua 17ª edição. Além das exibições de filmes, que visam incentivar a produção independente e oferecer retratos de todos os estados do Brasil e de países da América Latina, a programação conta com ações de formação voltadas para diferentes técnicas do cinema. Desde 2021, o festival também tem promovido ações de reflorestamento e formação sustentável.


O filme foi produzido pela Casa do Rio Filmes e conta com direção e roteiro de Juraci Júnior, curadoria de Gabriela Nakagawa e Maíra Ramos, produção executiva de Val Barbosa e Juraci Júnior, produção de a Ricardo Almeida, direção de fotografia de Leandro Marques, montagem de Vinicius Lima, finalização de Rafael Suarez, design de som de Guilherme Nascimento, design de Bijari e Jorge Damschi e trilha original de Rinaldo Santos e Anderson Silva.

 


 

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS