FAT: Estão abertas as inscrições para participação no Festival Amazônico de Teatro

O Festival acontece de 01 a 04 de agosto de 2024, com apresentações de forma gratuita em ruas, praças, escolas e espaços alternativos de Vilhena

FAT: Estão abertas as inscrições para participação no Festival Amazônico de Teatro

Foto: Divulgação

Artistas, grupos, companhias e afins residentes na Amazônia Legal Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) podem inscrever espetáculos de artes cênicas, cenas curtas, monólogos e performances até o dia 30 de abril de 2024.

 

O Festival acontece de 01 a 04 de agosto de 2024, com apresentações de forma gratuita em ruas, praças, escolas e espaços alternativos de Vilhena. A atividade, organizado pelo Teatro Wankabuki, não possui caráter competitivo.

 

Cada proponente poderá inscrever no máximo 03 propostas para concorrer ao edital de seleção de espetáculos, sendo que deverão ser feitas inscrições separadas para cada ação. Os grupos teatrais selecionados receberão ajuda de custo pela apresentação dos espetáculos.

 

Serão selecionados 04 espetáculos com duração acima de 45 min e 07 cenas breves, performance ou monólogos com duração entre 10 e 40 minutos. Os artistas e grupos inscritos serão selecionados por comissão, dentre profissionais experientes e especialistas na área teatral, indicados pela organização.

 

Entre os critérios para a seleção das obras estão: a) Excelência artística do espetáculo; b) Capacidade do espetáculo em dialogar com a cena amazônica; c) Qualificação dos artistas envolvidos e capacidade de adequação do espetáculo aos espaços de apresentações.

 

A realização do Festival acontece por meio da Lei 5615, de 22 de outubro de 2021 que institui o FAT em Vilhena, através de Fundação Cultural de Vilhena, e com o patrocínio do BASA - Banco da Amazônia esses apoios propiciam o desenvolvimento cultural, a democratização do acesso à arte e a intensificação das ações de produção, formação de plateia e dos artistas.
Conheça o grupo Wankabuki


O Wankabuki realiza atividades em arte e cultura em Rondônia há 20 anos, apresentações de espetáculos, oficinas, etc. Desde 2010, oferta ações formativas para a comunidade, em escolas municipais e estaduais, oficinas e apresentações para alunos e professores, atendendo mais de 1000 pessoas na região: contemplando escolas municipais, professores e pessoas da comunidade interessadas em arte.

 

Até o momento, a maioria das ações foram realizadas de forma voluntária ou com captação de recursos via editais, visto não haver aporte financeiro do município ou estado. Somente em 2014, o Wankabuki trabalhou na escola Alvares de Azevedo pelo projeto Mais Cultura nas escolas, custeado pelo Governo Federal, via edital em parceria entre o MINC/MEC.

 

O grupo representa o município de Vilhena e Rondônia em festivais, fóruns, seminários, eventos nas redes sociais e páginas online. Realiza o Festival Amazônico de Teatro, desde 2015, que leva arte para as ruas, aproximando-a do público, em feiras, praças, escolas, com a participação de grupos de diversos estados da Amazônia legal.

 

INFORMAÇÕES

 

INSCRIÇÕES AQUI

 

A divulgação dos selecionados será no dia 20 de maio deste ano no site https://teatrowankabuki.blogspot.com/.

Mais informações podem ser consultadas no Regulamento: AQUI

 

Com informações do Grupo Wankabuki


 

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS