Para celebrar data, professor cita 04 autores que mais caem no Enem e no vestibular

A data é comemorada nesta quarta-feira,01

 Para celebrar data, professor cita 04 autores que mais caem no Enem e no vestibular

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (01) é celebrado o Dia da Literatura Brasileira, e um grande número de estudantes está se preparando para o Enem e para o vestibular de algumas faculdades. Por isso, o professor de Literatura Alencar Schueroff, da Plataforma Professor Ferretto, lista obras que mais caem nas provas.

 

 “São mais de 10 obras literárias em cada uma das instituições”,


“A minha dica é começar o quanto antes para não virar uma 'bola de neve' e conseguir focar em outros blocos", aconselha o professor.

 

Machado de Assis

 

Machado de Assis é um autor clássico brasileiro (1839 - 1908), "Machado é um dos autores clássicos que mais são pedidos nas provas, e suas obras estão presentes por sua habilidade em explorar temas universais, com diversos tipos de texto, contos, crônicas, poemas e romances" conta Schueroff.

 

As obras Quincas Borba (Fuvest e UERJ), Várias Histórias (UFRGS), Casa Velha (Unicamp) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (UFGD) são os livros do autor que estão nas listas de leituras para as provas.

 

Paulina Chiziane

 

Paulina Chiziane é uma destacada escritora moçambicana, nascida em 4 de junho de 1955. Ela é conhecida por ser a primeira mulher moçambicana a publicar um romance. Sua obra literária é marcada por uma profunda exploração das questões sociais, culturais e de gênero em Moçambique. "é uma voz proeminente na literatura africana contemporânea, utilizando sua escrita para explorar temas sociais relevantes e promover a igualdade de gênero em sua sociedade", diz o professor.

 

Niketche: uma história de poligamia está na lista de três vestibulares - UNICAMP, UFRGS e UEL.

 

Ruth Guimarães

 

Ruth Guimarães foi uma escritora paulista (1920 - 2014), ela é conhecida por sua contribuição à literatura afro-brasileira, abordando temas relacionados à cultura negra e às questões sociais. Ela destacou-se por seu engajamento na promoção da diversidade étnica na literatura. "Ruth Guimarães foi uma contadora de histórias incrível, trazendo a vida e as tradições da cultura afro-brasileira para suas páginas", conta.

 

Um de seus livros, o título Água Funda, está presente nas listas Fuvest e UFRGS.

 

Fernando Pessoa

 

Fernando Pessoa foi um poeta clássico (1888 - 1935), "É um dos nomes mais requisitados nos vestibulares, e sua obra tem presença constante por um motivo: sua extraordinária habilidade em explorar diferentes perspectivas e temas através de uma multiplicidade de vozes literárias. Seja nas suas poesias, nas prosas ou nos heterônimos que criou ", diz.

 

Melhores poemas (UEL) e Tabacaria - poema - (UFGD) serão cobrados nos vestibulares.


 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS