AMAZONALIDADES: Músico Bado realiza show e lança songbook durante agenda cultural

Bado já participou de projetos cacionais como: Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro/1992), Cartografia da Música Brasileira do Projeto Rumos/ITAÚ Cultural(2001), Projeto “Cantorias Amazônica” no Centro Cultural Banco do Brasil(RJ-2002), Quinta Cultural Banco da Amazônia(2002), Projeto Pixinguinha(FUNARTE/2005)

AMAZONALIDADES: Músico Bado realiza show e lança songbook durante agenda cultural

Foto: Divulgação

No período de 27 a 31 de maio, acontece em Porto Velho a Agenda Cultural "Amazonialidades - Bado 40 anos" de musicalidade, com objetivo de celebrar e marcar os trilhos da jornada musical de 40 anos do músico e compositor Bado. A programação, reúne arte, história, música e poesia.

 

A agenda cultural Amazonialidades, conecta a vida, transcende o local, habita o lugar de todos, navega pelo tempo da inovação e expansão criativa, preservando vivências ancestrais na existência e na identidade do mundo amazônico num ecossistema musical do artista.

 

Nesse chão de quintais amazônicos, nasce a obra de Bado, pois Rondônia é a sua terra, Porto Velho, o seu lugar e a Amazônia, seu chão de vida e criação. Por isso, amazonialidades nasce para expressar esse lugar de vida, arte e cultura.

 

Programação

 

27/05 - 19h Lançamento no YouTube Projeto Tom da Palavra
28/05 - 19h Lançamento no YouTube
Documentário Amazonialidades: Harmonia e os Sons na imagem da Amazônia
28/05 - 18h Cenas & Diálogos Musicais
Local: Centro Municipal de Artes Jorge Andrade
R. Júlio de Castilho, 1110 - Olaria.
29/05 - 18h Lançamento Songbook Bado: Amazonialidades nos trilhos das canções
Local: Centro Cultural e Documentação Histórica - CCDH/TJRO.
(Av. Rogério Weber, 2396 - Caiari)
30/05 - 20h Show Musical "Amazonialidades" - Bado & convidados
Local: Mercado Cultural - Centro Porto Velho.
31/05 - 19h Lançamento Songbook Bado: nos trilhos das canções & Exposição Documental e Fotográfica
Local: Casa de Cultura Ivan Marrocos
(Av. Carlos Gomes, 563- Caiari.
02/06 às 17h - Lo Fi Acústico
Show Musical Amazonialidades: Bado e Banda
Local: Complexo da EFMM – Centro


Quem é o artista

 

Erivaldo de Melo Trindade, conhecido como Bado é graduado em História (UNIR/2007) e em Música (UFRS/2012) com especialização em Educação Musical (IFAM – AM/2019). Professor de música no Centro Municipal de Artes Jorge Andrade. Atua como profissional da música desde a década de 80, participando de shows musicais, eventos e projetos no âmbito local, regional e nacional.


Participou de Projetos Nacionais como: Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro/1992), Cartografia da Música Brasileira do Projeto Rumos/ITAÚ Cultural(2001), Projeto “Cantorias Amazônica” no Centro Cultural Banco do Brasil(RJ-2002), Quinta Cultural Banco da Amazônia(2002), Projeto Pixinguinha(FUNARTE/2005), Projeto Toca Brasil (2006), com gravação do DVD Gente da mesma Floresta e Projeto Amazônia das Artes (2015/SESC-DN).


Além de participar em CDs coletivos (Porto das Esperanças e Amazônia em Canto(1992/1995), Bado produziu seu CD solo Aldeia de Sons(2005), participou do Festicine Itinerância(2013) no Vale do Guaporé com apresentações em 13 comunidades ribeirinhas envolvendo Brasil e Bolívia. Em 2016, Bado lançou o DVD Mundos 50 Anos: Bado e amigos e produziu o show musical “No quintal”. Numa revisitação musical, em 2019 Bado apresenta novamente o Show Musical “No quintal” e se apresenta na III Mostra Nacional de Música no Espaço Cultural Escola SESC no Rio de Janeiro.

 

Em 2020, na era das lives, Bado participa do Projeto Sexta Cultural SESC e realiza o Show Love Musical Bado, Família e Amigos. Em 2021, Bado inaugura seu canal no You Tube e lança o clipe da música Minuano (Milonga da Serra), que nasceu da vivência e aproximação com os ritmos, sons e linguagens musicais presentes nas culturas que se cruzam pelas fronteiras da região Sul do Brasil. Ainda em 2021, Bado participa do Projeto Circuito SOMA de música autoral e recebeu o Prêmio Grão de Música/2021, uma iniciativa de premiação aos artistas brasileiros que navegam pela produção musical alternativa.

 

Em 2022, Bado realiza vários Shows em Porto Velho no formato de Lives, a exemplo dos Projetos Festival MAPO – Raízes Brasileiras e Festival Águas que me Tocam. Lança mais um videoclipe no seu canal no You Tube, intitulado “Passarada”, realiza a produção de duas Lives “Banzeiro das Canções (I e II) e celebra sua maturidade musical com o lançamento do seu novo Álbum Musical Olhos de Rios, com 10 faixas contemplando gravações de músicas inéditas com distribuição em junho do mesmo ano nas plataformas digitais. Os dois últimos projetos de autoria do artista Bado foram contemplados pela Lei Aldir Blanc, Edital Nº 31 e 34/2021/SEJUCEL-CODEC- 2ª Edição Marechal Rondon e Mary Cyanne.

 

Assim, consolidando uma trajetória, uma história e uma trilha sonora construída nos compassos do tempo e da memória, incorporando um conjunto diverso e plural de ritmos e sons, Bado segue produzindo sua obra estabelecendo no universo da arte e da música, conexões sonoras que valorizem a identidade amazônica no contexto da produção artística Cultural Brasileira e da música universal.
 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS